Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Aprovado pelos passageiros, serviço 710 pode ser extinto

15.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 15/09/2022

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, falou sobre a concessão da Linha 7-Rubi.

Nas palavras do titular do cargo, o edital de licitação do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas será lançado ainda neste ano. “Na consulta pública, são nos mesmos moldes do que deve ser publicado no edital. Linha 7 junto com o TIC (Trem InterCidades”.

Na consulta pública que revelava algumas premissas da concessão, não estava prevista a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.

Renato Lobo | Via Trolebus

A não inclusão do atendimento que corta o ABC Paulista, acaba inviabilizando o serviço 710, lançado em maio de 2021, que consiste na união entre as linhas 7 e 10 da CPTM. Em outras palavras, com o 710, o passageiro pode ir de Santo André, por exemplo, até a Lapa, Piqueri, ou então em uma viagem sem precisar trocar de trem entre Rio Grande da Serra e Jundiaí.

Pessoas aprovaram união das linhas

De acordo com a própria CPTM, com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.

Um balanço da própria operadora ainda de 2021 aponta que a mudança foi bem recebida pelos passageiros. “Também podemos observar uma melhora no tempo de percurso, principalmente no trecho entre Brás e Luz, que pode ser explicada pela extinção da parada prolongada que antigamente era realizada no Brás”, disse Vagner Rodrigues, Gerente Geral de Operação da CPTM.