04.08.2025 | ABIFER | ABIFER News
Por Vicente Abate, presidente da ABIFER.
A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e o SIMEFRE -Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários celebraram, no último dia 19 de junho, um ano da criação e lançamento da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira, com a adesão inicial de 209 Deputados Federais, sob a presidência do Deputado Pedro Uczai, ao lado de seus vice-presidentes Deputados Baleia Rossi, Denise Pessôa e Nelson Padovani.
No presente momento, estamos angariando mais adesões no Congresso Nacional, além de prospectarmos a possibilidade de que o Senado Federal também faça sua adesão.
Adicionalmente, obtivemos adesões de entidades de classe correlatas e, mais recentemente, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, trazendo os trabalhadores e trabalhadoras para se unirem à nossa missão.
Neste período, reforçamos nossa presença em Brasília para apresentar às autoridades do Governo Federal e do Congresso Nacional as inovações tecnológicas de nossa indústria, em todos os setores de produção e de prestação de serviços, como os de vagões de carga, locomotivas, trens de passageiros e veículos para manutenção e construção de via permanente, além de toda sua cadeia produtiva.
Os resultados têm sido auspiciosos, tanto para o transporte ferroviário de cargas como para o de passageiros.
Ressaltamos, ainda, a inclusão da indústria ferroviária brasileira no Fundo Clima, responsável por financiamento a projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Neste sentido, nossa indústria desenvolveu, em suas matrizes, locomotivas e trens de passageiros com célula de hidrogênio, para, tão logo tenhamos a produção de hidrogênio verde em escala comercial no Brasil, estes veículos venham a ser fabricados no País.
Mesmo os veículos tracionados, como vagões de carga, têm gerado eficiência energética, comprovada após testes em túnel de vento realizados no CTA, em São José dos Campos (SP).
Com apoio do Governo e do Congresso, podemos concluir que o setor ferroviário brasileiro, representado pela Academia, Concessionárias e Indústria, é estratégico e ambientalmente sustentável.