Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Associadas da ABIFER vencem o Prêmio Revista Ferroviária

04.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária 

Blairo Maggi (à esq.) recebe o troféu Ferroviário do Ano de 2022 das mãos do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Foto: Renan Kaldiris

A 31ª edição do Prêmio Revista Ferroviária aconteceu na quinta, dia 27, em São Paulo. O evento, que marcou a volta da premiação pós-pandemia, reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades, representantes da indústria ferroviária e das operadoras de carga e de passageiros. O grande homenageado da noite foi o empresário do agronegócio e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Blairo Maggi – escolhido Ferroviário do Ano de 2022 por ser um legítimo representante do setor que mais impulsiona as ferrovias atualmente. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Ferroviário do Ano de 2017), entregou o troféu a Maggi. O encontro contou ainda com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Ferroviário do Ano de 2018).

Descendente de uma família de empreendedores que migrou do Sul para o Centro-Oeste e abriu novas fronteiras agrícolas no Brasil, Maggi é acionista do Grupo Amaggi. Conhece como poucos a logística do agronegócio no país. Foi um dos idealizadores do corredor de exportação de grãos em direção a portos do Norte, com a utilização de hidrovias dos rios Madeira e Amazonas. Mas ainda faltam trilhos nessa infraestrutura. “As ferrovias precisam avançar para o interior do Mato Grosso”, declarou Maggi em seu discurso. “Construam ferrovias, porque carga existe”. O Mato Grosso produz um terço da produção nacional de soja e milho, mas possui apenas uma ferrovia – a Malha Norte – que alcança o sul do estado, em Rondonópolis. “Alguns momentos na vida nos fazem creditar que vale a pena continuar trabalhando muito por um Brasil mais próspero e que tenha uma economia ainda mais eficiente”, reforçou.

Em seu discurso, Geraldo Alckmin falou sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento do país e sobre como o governo pretende impulsionar o setor. “Através das Parcerias Público-Privadas vamos gerar investimentos em infraestrutura, com garantia pública aos projetos realizados junto com a iniciativa privada”. Em referência a Tarcísio de Freitas, disse que o estado de São Paulo pode contar com o governo para projetos que levem em conta essa modelagem. “Quero dizer aqui que o estado de São Paulo pode contar com o governo federal”.

Freitas frisou, em sua apresentação, o edital recém-publicado pelo governo de São Paulo para o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, garantindo que o leilão deverá acontecer ainda esse ano. “Vamos construir outros trens de média distância”. O governador falou também sobre a compra de 44 trens para o Metrô de São Paulo. “Vamos comprar mais trens e garanto que eles serão fabricados no Brasil. Vamos reativar a indústria ferroviária e gerar empregos. Vamos investir pesado na industrialização e contarei com a parceria do nosso vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio [Geraldo Alckmin] nesta tarefa.”

Premiação

Com 29 categorias, divididas em 24 setoriais e cinco especiais, o evento celebrou empresas e profissionais da área ferroviária que prestam um trabalho de excelência no setor.

Na premiação, instituições de ensino como a Unicamp, operadoras de passageiros como CPTM, o Metrô de São Paulo e o VLT Carioca, além das de carga Rumo Malha Norte e Paulista e MRS Logística saíram vencedoras. Já no campo dos fornecedores de produtos para ferrovias ou serviços, Greenbrier Maxion, Siemens, Super Metal, Wabtec e Cavan foram alguns dos premiados.

Esse ano, a surpresa ficou por conta do Prêmio Destaque da Indústria 2022, dado à Greenbrier Maxion, pela resiliência ao enfrentar um mercado caracterizado por vales e picos de encomendas, como o de vagões. O presidente da MRS Logística foi designado a entregar a placa de homenagem preparada pela Revista Ferroviária ao CEO da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari.

Os vencedores foram escolhidos através de votação por profissionais do setor ferroviário inscritos no Colégio Eleitoral, formado por aproximadamente 5 mil funcionários de operadoras de carga e de passageiros, além de clientes destas empresas, fornecedoras da indústria e associações ligadas ao modal de ferrovias. A votação foi cruzada nas categorias setoriais, ou seja, operadoras votaram em fornecedores e fornecedores votaram em operadoras. Já nas categorias especiais, a votação foi aberta a todo o Colégio Eleitoral. Além dos votos dos profissionais do setor, a escolha dos finalistas e vencedores este ano levou em conta, num sistema de pontuação, a atuação das empresas no período 2020 a 2022.

Veja a lista completa de vencedores nas 29 categorias do Prêmio RF 2023

Categorias Setoriais

1 – Melhor Operadora de Carga – Rumo

2 – Melhor Operadora de Sistema Metroviário – Metrô de São Paulo

3 – Melhor Operadora de Sistema Metropolitano – CPTM

4 – Melhor Operadora de VLT – VLT Carioca

5 – Melhor Operadora Logística – MRS

6 – Melhor Cliente – Suzano

7 – Melhor Fabricante de Material Rodante – Passageiros – Alstom

8 – Melhor Fabricante de Material Rodante – Locomotivas – Wabtec

9 – Melhor Fabricante de Material Rodante – Vagões – Greenbier Maxion

10 – Melhor Fabricante de Equipamentos de Construção e Manutenção para Via Permanente – Plasser do Brasil

11 – Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente – Super metal

12 – Melhor Fabricante de Dormente – Cavan

13 – Melhor Fabricante de Componentes para Truques – AmstedMaxion

14 – Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas de Choque e Tração – Knorr-Bremse

15 – Melhor Fabricante de Sistemas e Produtos – Sinalização, Controle e Telecomunicações – Siemens

16 – Melhor Fabricante de Sistemas e Produtos- Alimentação Elétrica, Rede Aérea e Auxiliares – Siemens

17 – Melhor Fabricante de Sistemas de Bilhetagem e Controle de Acesso – Digicon

18 – Melhor Fabricante de Motores, Partes & Peças, Acessórios e Componentes Eletrônicos – Voith

19 – Melhor Fornecedor de Vidros, Poltronas, Ar-Condicionado, Janelas, Portas, Gangways e demais Componentes para Veículos de Passageiros e Carga – Vitrotec

20- Melhor Criador de TI – Wabtec

21 – Melhor Construtora de Infraestrutura para Sistema Ferroviário –  Pelicano

22 – Melhor Construtora de Superestrutura de Via Permanente – Prumo

23 – Melhor Consultora – Progen

24 – Melhor Representante Metroferroviário (Bens & Serviços) – Comexport

Categorias Especiais

1- Ferroviário Padrão de Carga – Francisco Rosa de Lima – MRS Logística S.A.

2 – Ferroviário Padrão de Passageiros – Sergio Dunga de Oliveira – Chefe de Trem – Vale

3 – Ferroviário Padrão da Indústria – Renato Moreno – Gerente Industrial – Wabtec Corporation

4- Melhor Operadora com Investimento em Preservação Ferroviária –  MRS

5- Melhor Instituição de Ensino – Unicamp