24.04.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: CBTU
A CBTU adquiriu, em novembro de 2024, dois equipamentos de ultrassonografia de última geração. As ferramentas serão utilizadas na inspeção ultrassônica de rodas e eixos montados de Trens de Unidade Elétrico (TUE´s), Veículos Leve sobre Trilho (VLT) e Máquinas especiais. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Anteriormente, a Superintendência de Recife já havia investido R$ 800 mil na aquisição de um trolley de inspeção de ultrassom em trilhos – uma máquina portátil de bitola mista (larga e métrica). Com o trolley, a CBTU poderá realizar ensaios ultrassônicos diretamente nos trilhos da via permanente, abrangendo tanto a malha metroferroviária elétrica quanto as linhas diesel de todas as unidades da Companhia.
As novas tecnologias são essenciais para detectar trincas internas e microfissuras invisíveis a olho nu, promovendo a segurança operacional e a antecipação de falhas. A possibilidade de realizar inspeções por ultrassom em rodas montadas no trem é um diferencial da Companhia no cenário nacional — até o momento, não se tem conhecimento de outra operadora brasileira que execute da mesma maneira esse tipo de inspeção. É a CBTU na vanguarda da tecnologia, promovendo segurança e confiabilidade para seus usuários.
“Isso causará um impacto positivo em nossas operações, pois elevaremos o padrão de segurança, seguindo todos os parâmetros das normas internacionais”, explicou Rafael Teixeira, Gerente Operacional – Material Rodante da CBTU Recife.
Além das aquisições dos equipamentos, a CBTU está em processo de capacitação da equipe técnica local para operar os novos aparelhos. Isso não apenas garante autonomia e eficiência, como também habilita a unidade Recife a realizar inspeções nos VLT´s de Natal, João Pessoa e Maceió, consolidando-se como referência nacional na aplicação de ultrassom ferroviário.