26.02.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: O Estado de S. Paulo
Data: 26/02/2024
O nome preliminar é Bonde São Paulo, com a proposta de duas linhas circulares (Vermelha e Azul) por trechos dos distritos República, Sé e Bom Retiro — passando no entorno de pontos conhecidos, como Vale do Anhangabaú, Jardim da Luz e Largo do Paissandu, e partes das principais vias da região, como Avenida São João, Rua José Paulino, Avenida Prestes Maia e as proximidades da Rua Santa Ifigênia. A estimativa é atender cerca de 100 mil passageiros por dia.
Segundo a Prefeitura, o projeto está em desenvolvimento há cerca de um ano e terá novas etapas de estudo ao longo de 2024, a fim de calibrar fontes de receita e outros aspectos, como a adoção de uma opção elétrica ou a hidrogênio.
Não há prazo oficial para a apresentação da modelagem definitiva e a publicação de licitação. O chamamento público do PMI foi assinado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em agenda pública comemorativa do aniversário de São Paulo.
A gestão municipal argumenta que esse modo de transporte poderia reduzir os acidentes com ônibus — cujos trajetos passariam por alterações —, diminuir a emissão de poluição sonora e atmosférica, interligar terminais de ônibus e estações de trem e metrô do perímetro, aumentar a sensação de segurança, atrair turistas e embelezar a região central. Parte dos especialistas em urbanismo e mobilidade concorda que pode gerar esse tipo de impacto positivo.
O VLT do centro não é, contudo, unanimidade e recebe críticas diversas. Entre elas, estão o custo bilionário, que poderia ir para medidas consideradas mais urgentes e necessárias; a localização central, enquanto diversos bairros têm poucas opções de transporte; e indefinição sobre a execução de fato, ainda mais em meio a um ano de eleição municipal, em que o prefeito é pré-candidato à reeleição.