Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Chineses mostram interesse no projeto do Trem Intercidades Eixo Norte, segundo vice-governador

20.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 19/11/2023

A pouco mais de três meses do leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas, o governo do estado tem divulgado que o projeto já possui alguns grupos interessados.

Nesta semana, o vice-governador Felicio Ramuth afirmou ao jornal O Estado de São Paulo que existe expectativa de participação de empresas chinesas na concorrência, mas sem citar nomes.

O leilão do TIC Eixo Norte, que deveria ocorrer no final deste mês, foi adiado para 29 de fevereiro de 2024 após sondagens no mercado apontarem a necessidade de mudanças no edital.

As alterações tornaram a concessão mais previsível e barata para as empresas privadas, que não terão de investir tanto quanto antes – o governo arcará com a maior parte do valor.

Interesse chinês já é antigo

A primeira linha do Trem Intercidades sairá de Barra Funda e chegará a Campinas. A concessão englobará três serviços, a Linha 7-Rubi, entre Barra Funda e Francisco Morato, o Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, com paradas em cidades como Valinhos, Louveira e Vinhedo, o e serviço expresso, que pretende levar os passageiros em pouco mais de uma hora entre Campinas e a capital paulista, com parada apenas em Jundiaí.

O começo do serviço expresso, no entanto, só deverá ocorrer por volta do final da década, em virtude das diversas intervenções necessárias nas vias para permitir que os trens de passageiros e de carga possam operar simultaneamente.

A participação de empresas chinesas no Trem Intercidades já é cogitada há tempos. Em 2019, o então governador do estado João Doria (à época no PSDB) afirmou que o China Railway Construction Corporation (CRCC) havia demonstrado interesse no projeto.

O lançamento do edital, no entanto, atrasou e só ocorreu no começo do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). O atual governador também revelou que o TIC já contaria com ao menos quatro grupos interessados, um brasileiro, um espanhol, um sul-coreano e um chinês.

Empresas chinesas chegaram a ter um pré-acordo para assumir a Linha 6-Laranja, mas o negócio não seguiu em frente. Mais tarde a Acciona fechou um acordo com o Consórcio Move SP para tomar seu lugar.