Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Cinco empresas interessadas no Trem Intercidades São Paulo-Campinas

27.10.2020 | | Notícias do Mercado

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Há ao menos cinco interessados no projeto do Trem Intercidades, que em sua primeira fase vai liga a estação Palmeiras-Barra Funda em São Paulo até Campinas. A informação foi postada no site A Cidade On, com base em um comunicado da Secretaria da Fazenda.

Seriam operadoras da China, Japão, França, Espanha e Itália. O trem de viagem deve transportar 565 mil passageiros em trens com serviços de bordo, climatizados, e wi-fi.

Plano de investimentos

Durante coletiva de imprensa do governo do estado de São Paulo do último dia 16 de outubro de 2020, foi apresentado um plano de retomada da economia paulista, no período entre 2021 e 2022, no pós-covid-19. De acordo com o governador João Doria, serão R$ 36 bilhões de investimentos em dois anos e cerca de 2 milhões de novos empregos em quatro anos.

Foto: GESP

Entre os projetos, Henrique Meirelles, Secretário de Estado da Fazenda, destacou o Trem Intercidades com investimentos de U$ 1,4 bilhões de dólares. O ex-ministro ainda destacou a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, que somam U$ 500 milhões de dólares.

A concessão dos dois serviços tem previsão de ocorrer até o ano que vem. No caso do Trem Intercidades, a concessão ainda deve englobar a Linha 7-Rubi e o novo Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas.

Foi ainda mencionado novas concessões de rodovias no litoral de São Paulo e a concessão de 22 aeroportos regionais.

Ramal até Viracopos

O novo operador do meio de transporte ainda poderá construir um ramal do serviço até o Aeroporto de Viracopos, de acordo com publicação do Correio.

O texto menciona que o futuro concessionário poderá optar pela extensão do traçado até o Aeroporto Internacional  em um horizonte de médio prazo. O texto ainda trás uma informação nova, de que o serviço expresso entre as duas regiões metropolitanos pode contar com composições correndo acima de 120 km/h.

 

Fonte: ViaTrolebus

Data: 27/10/2020