Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Com Linha 5-Lilás vazia, Metrô acelera montagem de portas de plataformas

03.04.2020 | | Notícias do Mercado

Governo do estado revela que equipamentos já estão na estação Largo 13 e confirma Campo Limpo como próxima a receber fachadas

 

Estação Alto da Boa Vista já exibe a estrutura das PSDs (STM)

Enquanto a rede metroferroviária se vê às moscas na maior parte do tempo por conta da pandemia do coronavírus, o Metrô tem ampliado o número de estações que estão recebendo as portas de plataforma na Linha 5-Lilás. Atualmente, Alto da Boa Vista já conta com a estruturas sendo instaladas, mas o governo do estado divulgou nesta quarta-feira, 1, que também a estação Largo Treze está nos preparativos para início da montagem.

Imagens mostrando tapumes e estruturas foram mostradas pelo presidente de Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais. Já a Secretaria dos Transportes Metropolitanos confirmou que a estação Campo Limpo será a próxima a receber os materiais. Além delas, faltam ser concluídos os trabalhos em Moema, Campo Belo e Chácara Klabin, todas do trecho novo e que foram planejadas para contar com as PSDs.

Tapumes em Largo Treze: estação será a primeira das antigas paradas da Linha 5 a receber equipamento de segurança (STM)

Já Largo Treze será uma das duas estações cujas plataformas são mais longas que as demais (a outra é Santo Amaro). Isso porque foram projetadas originalmente para receber trens da CPTM, que possuem oito vagões e não seis como no Metrô. Com isso, as fachadas precisarão contar com extensões nas pontas, onde hoje existem guarda-corpos. Tanto ela como as outras cinco estações também deverão receber reforços para suportar o peso das portas já que na época em que foram construídas no início dos anos 2000, não havia plano de contar com esse recurso de segurança.

Se hoje apenas 32 estações possuem portas de plataforma operando no Metrô, esse cenário deverá mudar drasticamente nos próximos anos já que a intenção da gestão atual é que todas elas contem essas fachadas.

 

Fonte: Metrô/CPTM

Data: 01/04/2020