Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Como a ferrovia pode ajudar na implantação do 5G no Brasil?

01.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 29/07/2022

A nova internet 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos, o que deve revolucionar a forma como as pessoas ficam conectadas. Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente.

Recentemente a operadora de trens de carga Rumo e a Surf Tech firmaram parceria para a implantação de uma rede de fibra ótica com foco em 5G, com potencial para chegar a cobrir os 14 mil quilômetros de trilhos administrados pela concessionária.

O acordo pode levar conectividade para municípios presentes nos nove estados brasileiros cortados pela malha sob concessão da Rumo. Inicialmente, o projeto prevê o investimento de R$ 1,5 bilhão, que serão captados via emissão de debêntures pela Surf Tech. A participação da Rumo se dá por meio da cessão do direito de implantação da fibra ótica na extensão da faixa de domínio de suas ferrovias.

“Esta parceria representa um marco para a infraestrutura do país e traz bons frutos a todos os envolvidos, tanto para empresas quanto para os cidadãos que serão amplamente beneficiados pela transformação proporcionada pelo 5G”, afirma o gerente executivo consultivo da Rumo, Renato Caldo

A rede foi projetada com capacidade para tráfego de até de 1 Exabps – ou seja, cerca de um bilhão de Gpbs. Isso significa que a rede pode ser um milhão de vezes mais potente do que um cabo submarino que conecta o Brasil aos Estados Unidos. “O ecossistema advindo da implantação do 5G no Brasil e no mundo vai muito além do que o 4G proporciona, seus benefícios são transformadores para a sociedade”, explica o fundador da Surf Tech, Yon Moreira.