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Consórcio liderado por Alstom-Bombardier será fornecedor do projeto ferroviário do Tren Maya

14.06.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Alstom

Foto: Alstom

O consórcio formado pela Alstom Transport México, Bombardier Transportation México, Gami Ingeniería e Instalaciones e Construcciones Urales Procesos Industriales será o fornecedor doTren Maya do México, um projeto ferroviário intermunicipal de grande escala que transformará a mobilidade sustentável no país. O valor total do contrato é de aproximadamente € 1,3 bilhão (mais de 31 bilhões de pesos mexicanos). A parcela da Alstom-Bombardier é de quase € 1 bilhão.

A proposta vencedora foi anunciada em 26 de maio pelo Fundo Nacional para Promoção do Turismo (Fonatur), depois que a comissão técnica endossou as propostas operacionais, técnicas e econômicas do consórcio. Os fatores que determinaram a decisão do Fonatur de selecionar o consórcio vencedor foram o custo, o grau de integração nacional, os prazos de entrega e as propostas de desenho.

“Estamos extremamente orgulhosos de termos sido selecionados para fornecer o Tren Maya – um trem para o México, construído no México – bem como seu sistema completo de sinalização. O desenho dos três tipos de trens – Xiinbal, Janal e P’atal – é exclusivo do México e inspirado na cultura maia, onde as linhas majestosas, velocidade e beleza do jaguar foram elementos inspiradores para o trem. A fabricação do Tren Maya começará imediatamente, com mão de obra mexicana, após a assinatura do contrato”, disse Maite Ramos, Diretora Geral da Alstom México.

O consórcio liderado pela Alstom-Bombardier será responsável pelo projeto, fabricação e comissionamento de 42 trens X’Trapolis, bem como todo o sistema de sinalização, incluindo o projeto, fornecimento e instalação do ETCS tecnologia de bordo e mais de 1.500 km de equipamentos de via, incluindo ETCS, intertravamento, gerenciamento de tráfego e sistemas de telecomunicações, alavancando o portfólio completo da Alstom. Além disso, o consórcio é responsável pela construção das oficinas de manutenção e garagens e pelo serviço de pós-venda dos equipamentos do sistema.

O novo modelo X’Trapolis da Alstom para o Tren Maya vai alavancar o potencial de manufatura e engenharia do grupo para produzir um trem que seja atual, competitivo e confiável no longo prazo, baseado em trens que já provaram seus méritos. O trem X’Trapolis é uma plataforma robusta com um interior modular – todas as configurações são possíveis a partir da mesma carroceria leve. 5500 carros X’Trapolis foram encomendados até agora no mundo. Este trem também usará componentes e expertise fornecidos pela antiga Bombardier, sendo o mais notável seu truque Flexx Eco, projetado para uma velocidade máxima de 176 km/h. Mais de 8.300 unidades do mesmo modelo de truque foram encomendadas ou entregues até o momento em países como Arábia Saudita, Suécia, Noruega, Alemanha e, principalmente, no Reino Unido.

O consórcio oferecerá o X’Trapolis em três configurações distintas: o primeiro em uma configuração de serviço padrão flexível e confortável (Xiinbal); o segundo priorizando carros-restaurante (Janal); e o último na configuração dormitório de longa distância (P’atal). Todas as versões oferecem aos passageiros amplo espaço para as pernas em seus assentos e muito espaço para se movimentar. Os passageiros terão espaço mais do que suficiente para guardar suas bagagens, com bagageiros suspensos emprestados do trem intermunicipal Coradia da Alstom e bagageiros verticais em cada carro. Como o piso é totalmente plano, os passageiros com mobilidade reduzida terão total liberdade de movimento. No X’Trapolis, os passageiros se beneficiarão de HVAC de alto desempenho e amplas janelas para desfrutar da paisagem de tirar o fôlego da região maia.

A Alstom é uma das principais fornecedoras de equipamentos ETCS de bordo e de via, representando 70% dos sistemas ferroviários a bordo do mundo em serviço e 18.000 quilômetros de trilhos em todo o mundo, e trazendo vantagens significativas em termos de economia de custos de manutenção, segurança, confiabilidade, pontualidade e capacidade de tráfego.

O Tren Maya é um projeto abrangente de mobilidade de 1.525 quilômetros que visa desenvolver e conectar o sudeste do país com a Península de Yucatán, e será um grande impulso para a mobilidade e o crescimento econômico nesta região do México. Ao todo, o projeto irá gerar 4.500 empregos diretos e 7.500 indiretos, o que vai gerar um desenvolvimento econômico significativo para a comunidade. A Alstom fabricará os 42 trens em sua unidade em Ciudad Sahagún Hidalgo.