10.11.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Estadão Data: 07/11/2025
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), prorrogou a fase de Consulta Pública da Linha 16-Violeta até o dia 24 de novembro. O motivo da extensão é principalmente para terem mais tempo para colher sugestões, que continuarão a ser enviadas para o e-mail oficial da linha: [email protected].
Os cidadãos terão mais 17 dias para sugerir melhorias e discutir a obra através do preenchimento de um formulário modelo encontrado no site do projeto na SPI, na aba “Audiências e Consulta Pública”.
“A prorrogação da Consulta Pública reforça o compromisso do Governo de São Paulo em garantir um diálogo aberto e transparente com todos interessados”, afirmou o diretor da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Augusto Almudin.
Linha 16-Violeta irá ligar a região dos Jardins à zona leste de São Paulo
A linha terá inicialmente 19 km de extensão divididos em 16 estações com oito conexões com outras linhas de trem e metrô. Apelidada de “Linhas dos Parques”, por passar próximo aos parques Ibirapuera, da Aclimação, Independência e Ceret, o projeto prevê a injeção de R$ 37,5 bilhões para a construção.
De acordo com o Governo de São Paulo, a ideia inicial será transportar 475 mil passageiros por dia até 2040 e, segundo informações da SPI, futuro ramal promete reduzir o tempo do trajeto em uma hora substituindo o carro pelo metrô.
Após a Consulta Pública, o projeto deve seguir para a publicação do edital de concessão da linha, que irá decidir qual a empresa será responsável para executar a obra junto ao Governo.
O futuro ramal ramal metroviário está previsto para unir a estação Todoro Sampaio, em Pinheiros, até a estação Abel Ferreira na zona leste da capital.