Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Costa Rica inicia estudos para levar o Aeromovel ao país

29.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 26/05/2023
Por Willian Moreira

Orotina Metropolitan International Airport, Costa Rica. Foto: Trends AeroExpo https://trends.aeroexpo.online/project-72343.html

 

Comitiva do país vem ao Brasil em Junho para ser recebida em Porto Alegre, São Leopoldo e Guarulhos

O Governo da Costa Rica, país da América Central, assinou na última terça-feira, 23 de maio de 2023, um acordo com a empresa Aerom, para o licenciamento e implantação do sistema de aeromovel na região de São José.

Este documento também foi assinado pela Movilisa Holding, consórcio responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) formado por empresários costarriquenhos e panamenhos, pela Incofer, Companhia Ferroviária costarriquenha e poder concedente; e a cidade de Alajuela, onde está localizado o Aeroporto Internacional Juan Santamaria (SJO).

O objetivo deste grupo é levar o sistema existente em Porto Alegre e em construção em Guarulhos (SP) para o país e realizar o transporte de passageiros.

“Há dois anos, eles vinham avaliando a aplicação, incluindo o custo de implantação. E há total sintonia com o Aeromovel porque, sendo o meio ambiente uma preocupação de Estado em uma das nações mais sustentáveis do planeta, a Costa Rica valorizou a comprovada eficiência energética do Aeromóvel, que pode chegar a ser 80% mais econômico do que os sistemas convencionais, como o ônibus”, explica o CEO da Aerom, Marcus Coester, em nota para a imprensa.

A etapa de estudos e de viabilidade técnica e econômica é uma das obrigatórias do projeto, e proporcionar um meio de transporte mais amigável ao meio ambiente, contribuindo para a redução na emissão de poluentes ao ar.

Segundo o projeto, o aeromovel contará com seis quilômetros de extensão, ligando o novo terminal de ônibus da FECOSA, no centro da província, com o futuro terminal situado na INVU Las Cañas e o Aeroporto Internacional Juan Santamaría (SJO), sendo a linha piloto da estratégia de mobilidade sustentável.

Caberá à empresa brasileira Aerom, o fornecimento da tecnologia, engenharia básica, suporte técnico, fiscalização e certificação na Costa Rica.

No próximo mês uma comitiva liderada pelo prefeito de  Alajuela, Humberto Soto Herrera e com empresários e outros políticos virá ao Brasil para visitar o aeromóvel de Porto Alegre, o de Guarulhos (em construção) e a fábrica de São Leopoldo.

O aeromovel é uma tecnologia da Aerom, e consiste em veículos leves e eficientes movidos a ar, o sistema oferece uma experiência de viagem rápida, confortável, livre de ruídos e emissões, com este ar circulando por dentro das estruturas de concreto, evitando inclusive o risco de colisão.