Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM pretende telecomandar todas as suas subestações até 2026

23.05.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 21/05/2024

CPTM deverá investir em tecnologia para o seu sistema de energia. Durante os próximos anos, a companhia pretende telecomandar todos as suas subestações e cabines seccionadoras.

Segundo o Relatório Integrado de 2023, a empresa tem meta de realizar a automação completa de seu sistema de energia até o ano de 2026. Para isso ela seguirá um cronograma que envolve praticamente todas as suas linhas, com exceção da Linha 13-Jade que já possui equipamentos modernos.

  • Linha 7: Telecomandar 3 subestações e 1 cabine seccionadora
  • Linha 10: Telecomandar 3 subestações e 3 cabines seccionadoras
  • Linha 11: Telecomandar 4 subestações e 2 cabines seccionadoras
  • Linha 12: Telecomandar 1 cabine seccionadora

As subestações elétricas são as principais estruturas de fornecimento de energia para a CPTM. Através delas a companhia recebe eletricidade em alta tensão das concessionárias.

As cabines seccionadoras são estruturas de segurança e de equalização da rede. Elas atuam como agentes de distribuição da energia para trechos mais distantes, além de realizar a separação do sistema de energia em circuitos menores.

O telecomando é o processo pelo qual será possível comandar os circuitos elétricos à distância, reduzindo a necessidade de atuações no local, economizando tempo e tornando as manobras mais eficazes.

O processo de controle remoto passa por uma série de processos que envolvem a modernização tecnológica dos sistemas, de tal forma que estejam interligados ao Centro de Controle Operacional.

As estruturas elétricas mais recentes da CPTM como a Subestação Dom Bosco da Linha 11-Coral e as cabines seccionadoras do tipo Eletrocentro já vem com a nova tecnologia de telecomando. As instalações antigas deverão ser modernizadas.