Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM promete modernizar estações da Linha 12-Safira

28.02.2020 | | Notícias do Mercado

Foto: Prefeitura de Itaquaquecetuba

Nem todas as 13 estações da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM foram modernizadas em um projeto de readequação das edificações ocorrido na década passada, e a ferrovia com 39 km de extensão, que teve inaugurado seu serviço para passageiros em 1939 conta com paradas modernas e também bem antigas.

É o caso Aracaré, Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio, as três estações antes do terminal Calmon Vianna. Mas segundo a CPTM, em uma resposta no twitter a um passageiros, os prédios e plataformas devem ser modernizadas.

De acordo com a operadora, o projeto de modernização e adequação de acessibilidade das estações Aracaré e Eng. Manoel Feio está em elaboração. Já a Estação Itaquaquecetuba possui previsão de inicio nos trabalhos para primeiro semestre desse ano.

 

Foto: Renato Lobo

Há projetos de novas estações

A linha que transporta uma média de 270 mil passageiros diariamente ainda tem projetos de novas paradas. É o caso de Cangaíba, Tiquatira (acesso à Linha 2–Verde do Metrô) e União de Vila Nova. Não há, no entanto, previsão de que os trabalhos sejam iniciados.

 

Histórico de modernização

Em 29 de janeiro de 2008, o governador José Serra inaugurou a estação USP Leste e a estação reconstruída de Comendador Ermelino, obras que marcam o início da modernização e dinamização da Linha, bem como a entrega de trens reformados.

As estações Itaim Paulista (reconstruída) e Jardim Helena–Vila Mara também foram entregues por sua vez em 28 de maio. Em julho de 2008 foi entregue a estação Jardim Romano, e em agosto de 2013 foi inaugurada a nova estação São Miguel Paulista.

Em 4 de agosto de 2017 foi entregue a nova estação Engenheiro Goulart, que em 31 de março do ano seguinte passaria a abrigar o ponto de conexão da Linha 12 com a 13-Jade, o trem que vai até o Aeroporto de Guarulhos.