Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM vai revisar plano de trens em todo o estado

22.06.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 22/06/2023

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanbos – CPTM deve revisar estudos de expansão da malha de transporte de passageiros e aprofundar análises sobre um serviço até São José dos Campos.

De acordo com o documento Plano de Negócios 2023 – Estratégia de Longo Prazo 2023-2027, a companhia deve “formular Diretriz de empreendimento do TIC São José dos Campos”. O projeto do TIC – Trem InterCidades é dividido em quatro eixos, todos partindo de São Paulo, sendo que o norte vai até Campinas, o Oeste até Sorocaba, o leste até São José dos Campos e o sul até Santos. O TIC Norte terá o leilão feito em novembro, enquanto o eixo oeste até 2025.

Nova rede de passageiros

Uma rede de trens intercidades dos sonhos, atingindo 173 cidades, com ligações ferroviárias distantes, até Piracicaba e Caraguatatuba, por exemplo.

Este foi um estudo apresentado pela CPTM em 2013, durante a 19º Semana de Tecnologia Metroferroviária. A rede foi dividida em projeções que vão dos anos de 2020 a 2040, e beneficiaria a chamada “macrometropole” paulistana, com 30,1 milhões de habitantes.

No horizonte de 2020, teríamos pelas projeções, além das 4 linhas prometidas, mais alguns acréscimos com ligações entre cidades sem a necessidade de passar pela capital, conforme o mapa divulgado na apresentação:

Já para 2030, os estudos apontam para uma malha um pouco mais longe, chegando a São José do Rio Preto, e beneficia outras localidades jamais imaginadas, como a cidade de Caraguatatuba:

Em 2040, o mapa mostra novas conexões entre municípios, mais uma vez sem precisar passar pela região metropolitana de São Paulo:

Já no novo plano de negócios, a CPTM descreve que pretende “publicar Edital para contratação de nova Rede de Simulação e do Modelo de Demanda da Macrometrópole Paulista”, o que indica revisão do plano.

A empresa cita que deve “revisar o estudo de trens regionais existente (denominado “Mobilidade na Macrometrópole”) e definir novo conceito e diretrizes para implantação de Trens Intercidades no Estado de São Paulo.”