Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Em reunião com Guedes, setores da indústria projetam crescer até dois dígitos em 2022

24.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 14/01/2022

Em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nessa sexta-feira (14) representantes de 13 setores da indústria estimaram crescimento em 2022 frente ao ano passado. De acordo com documento da Coalizão Indústria, entregue a Guedes e ao qual o Valor teve acesso, há perspectiva de aumento na produção, investimentos e exportações em pelo menos dez segmentos.

A indústria do aço, por exemplo, projeta crescer seu faturamento em 2,5% em 2022, enquanto a indústria de brinquedos, 11%, o setor automotivo, 8,5%, eletrônicos, 9%, e cimento, 1%.

José Velloso Dias, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), disse que esses segmentos industriais fizeram questão de demonstrar otimismo, apesar da Selic e inflação altas. Apenas a entidade espera uma alta de 4,5% na produção nacional e de 6% em suas vendas neste ano.

“A despeito de ser ano eleitoral e um ano em que o Banco Central deve aumentar mais os juros, a gente acredita que em 2022 também será possível aprovar a reforma tributária, concluir as privatizações de Correios e Eletrobras e avançar com marcos regulatórios importantes”, afirmou.

De acordo com Velloso, Guedes se mostrou convergente com as prioridades do grupo de industriais, que também inclui ampliar as exportações de bens manufaturados, melhorar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas e atrair mais indústrias estratégicas para o país, como no segmento de semicondutores. “Se a gente conseguir avançar com essas reformas e prioridades em 2022, daremos um belo passo”, acrescentou o executivo da indústria química.

Executivos do grupo Coalizão Indústria têm se reunido mensalmente com Guedes para traçar estratégias macroeconômicas e debater o quadro da indústria.