18.03.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: MetrôCPTM
Data: 15/03/2024
O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, vencedor do leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (Eixo Norte), teve seus integrantes revelados pouco depois do evento ocorrido em 29 de fevereiro na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.
O Grupo Comporte, liderado pela família Constantino, e a CRRC, gigante chinesa do setor ferroviário, formaram a parceria que fez a oferta simbólica de desconto de 0,01% na contraprestação pecuniária máxima que era de R$ 8 bilhões.
Mas o que poucos sabem que a participação do consórcio dependeu de outra empresa do setor, a TÜV Rheinland.
A empresa alemã com tradição no setor ferroviário foi responsável pelo estudo de viabilidade contratado pelo consórcio para garantir que as condições da concessão de R$ 14,2 bilhões eram viáveis.
Segundo a TÜV, especialistas da empresa de consultoria, testes e certificação de sistemas metroferroviários avaliaram vários aspectos para verificar se a participação no leilão era factível.
“A expertise técnica da TÜV Rheinland foi fundamental para nossa estratégia e sucesso neste empreendimento. Com base em sua avaliação, pudemos formular uma proposta competitiva e robusta, culminando na conquista deste importante projeto para São Paulo e região”, disse José Efraim Neves, diretor do Grupo Comporte.
Os estudos de engenharia contemplaram aspectos estruturais, de segurança e de eficiência do projeto, considerando desde a infraestrutura das vias até os sistemas de sinalização e controle.
Em complemento, foram avaliados critérios de sustentabilidade e impacto ambiental, para garantir que o projeto siga as melhores práticas globais.
O estudo proporcionou à equipe do consórcio liderado pela Comporte uma compreensão profunda dos desafios e das oportunidades envolvidas, permitindo a formulação de uma proposta competitiva e tecnicamente sólida para o leilão do Trem Intercidades”, explicou Marcos Camelo, Gerente Geral de Ferrovias da TÜV Rheinland.
O trabalho não é inédito no Brasil já que a TÜV Rheinland também realizou um estudo semelhante para o Comporte no leilão de privatização do Metrô de Belo Horizonte (MG) no final de 2022.
O certame do TIC Eixo Norte ocorreu após anos de estudos e mudanças no projeto. O governo esperava contar com mais participantes, porém, apenas o C2 compareceu. A CCR, que havia avaliado o projeto em parceria com a Alstom, decidiu não disputar a concessão.