14.07.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Brazil on Rails e Revista Ferroviária Data: 07/07/2025
O transporte público integrado e sustentável foi debatido no UITP Summit Hamburg 2025, na Alemanha, e contou com a presença da comitiva brasileira. Em uma parceria inédita, a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos e o Movimento Brazil on Rails organizaram juntos o espaço multimarcas do Brasil: House of Brazilian Mobility – Casa da Mobilidade Brasileira.
“Reunimos uma grande comitiva no Summit UITP e proporcionamos aos participantes do nosso projeto um espaço de networking entre as iniciativas públicas e privadas. Eles puderem conhecer as inovações e todas as áreas da mobilidade, seja sobre trilhos ou pneus. Nossa iniciativa com a NTU foi extremamente importante e reforça que trilhos e pneus se complementam, com cada um atendendo o seu nicho de mercado”, relata Rodrigo Vilaça, CEO da RV Conecta e do Brazil on Rails.
O Presidente do Conselho Diretor da NTU, Edmundo de Carvalho Pinheiro, reforça a importância da parceria: “Foi uma honra nos juntarmos à Brazil on Rails para que esse encontro de tantos líderes da mobilidade brasileira marcasse presença no Summit UITP 2025, que reuniu importantes atores do ecossistema da mobilidade mundial. A Casa da Mobilidade Brasileira foi um espaço de integração, visibilidade e valorização do que o Brasil tem de melhor — tanto sobre trilhos quanto sobre pneus. Agradecemos pela parceria e pela condução exemplar dessa iniciativa, que certamente deixará legado e inspiração para futuras edições. Seguimos juntos na missão de fortalecer o transporte público como pilar de desenvolvimento urbano, social e ambiental”.
O Secretário Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades, Denis Andia, participou do encontro promovido no estande. “O Brasil definitivamente se tornou uma referência de boas iniciativas e planejamento de investimentos pela sustentabilidade e pela redução de emissões. A semana em Hamburgo, na Alemanha, nos permitiu também conhecer novos caminhos para avançarmos ainda mais”.
A Casa da Mobilidade Brasileira – House of Brazilian Mobility reuniu 32 patrocinadores e apoiadores. São eles: Metrô de São Paulo, BRB – Banco de Brasília, Metrô-DF, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Grupo Primova – Cittamobi, Pagmob e Uniq, Marcopolo Rail, Macro Investimentos, Wiz Corporate, Frauscher do Brasil, ESG Urbes, By Solution, Plasser do Brasil, NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, RV Conecta, GPAA – Grupo Permanente de Auto Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária, Timbro Tranding, Urucuia.
“Participar da UITP, no grupo brasileiro, é uma possibilidade de trabalhar para um projeto de país – e como trata da infraestrutura trata da melhor forma de melhorar e desenvolver a vida dos brasileiros -, na redução do tempo de deslocamento da residência ao trabalho para alguns, criação de eixos de desenvolvimento para outros. Nosso grupo, brilhantemente capitaneado pelo Rodrigo, Sandra, Vinicius e Alex, é a melhor forma de influenciar o direcionamento do país”, explica Guido Casanova, Vice-Presidente América Latina da ESG Urbes.