Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

AENFER e ABIFER celebram o “Dia do Ferroviário”

17.04.2024 | | ABIFER News

A primeira ferrovia no Brasil, estrada de ferro de Petrópolis, foi inaugurada por D.Pedro II em 30 de abril de 1854, logo conhecida como Estrada de Ferro Mauá, graças à iniciativa do grande empresário industrial, banqueiro e investidor brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

Em razão desta importante conquista para o País, a Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER e o Trem do Corcovado, em parceria com a ABIFER, realizarão evento para comemorar os 170 Anos de Ferrovia, dia 30 de abril, às 10 horas, na sede da AENFER e dia 10 de maio, no Centro Cultural do Trem do Corcovado.

Os convidados conhecerão um pouco da história, contada pelo vice-presidente da AENFER engenheiro Helio Suêvo. Também haverá a apresentação do Coral “Som Bonde Carioca”, o lançamento de selo comemorativo,  o descerramento de uma placa em alusão aos 170 anos de ferrovia no Brasil. Na ocasião, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, receberá uma homenagem da AENFER.

Além dessa programação, a AENFER juntou-se às empresas Supervia, Metrô, VLT e Central (Bonde de Santa Teresa) para promover um apitaço, onde os maquinistas irão apitar os trens no mesmo horário, às 13 horas.

Serviço:

  • Evento do dia 30 de abril: Aniversário de 170 anos da Primeira Ferrovia do Brasil

Local: Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER, às 10 horas

Av. Presidente Vargas, 1.733 – 6º andar

Centro-RJ

 – Apitaço: Plataformas de trem da Central do Brasil, 13h

 

Já no dia 10 de maio, o evento se estende no Centro Cultural do Trem Corcovado com a apresentação da banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e a realização de uma bênção concedida pelo padre Damasceno aos pés do Cristo Redentor, além do selo comemorativo, o descerramento de outra placa pelos 170 anos de ferrovia no Brasil e homenagem à ABIFER.

Serviço:

Evento: Aniversário 170 anos da Primeira Ferrovia do Brasil

Data: 10/05/24, às 10h

Local: Centro Cultural do Trem do Corcovado – End: Rua Cosme Velho 513