Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô de São Paulo, competência e excelência

29.04.2024 | | Notícias do Mercado

OPINIÃO*

Por Vicente Abate

Presidente da ABIFER

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP) celebrou, em 24 de abril, seus 56 anos de fundação, ocorrida em 1968. Foi aberta ao público em 14 de setembro de 1974.

Desde então, presta serviços relevantes à população da cidade de São Paulo, de forma ininterrupta, oferecendo e garantindo qualidade, regularidade, pontualidade, conforto e segurança a quem se utiliza de seus trens para o trabalho, lazer e estudos.

Seus abnegados e qualificados funcionários, incluindo sua diretoria, proporcionam excelência na gestão, acompanhada de resultados usualmente positivos.

O governo do Estado de São Paulo empenha-se a fundo para que a empresa concretize o necessário crescimento, para o qual ela foi desenhada, provendo suporte às suas operações.

Não se pode imaginar o que seria de nossa cidade se não tivéssemos o Metrô, uma rede integrada aos trens de superfície e ônibus, que possui atualmente104,4 km de extensão e caminha para importantes e decisivas expansões. Muito provavelmente, vivenciaríamos o caos no já atribulado transporte da Região Metropolitana de São Paulo.

Há previsão de expansões em praticamente todas as linhas, além de novas construções, já em andamento. Serão cerca de 40 km adicionais, representados pelos prolongamentos das Linhas 2, 4, 5 e 15 e pela construção das Linhas 6 e 17. Há também projetos correntes para a construção de três novas linhas: a 19 Celeste, a 20 Rosa e a 22 Marrom, que agregariam mais de 70 km à rede.

É de se enaltecer também a eficiência energética gerada pela CMSP que, segundo matéria divulgada em 22 de abril, em comemoração ao Dia da Terra, deixou de emitir 648 mil toneladas de CO2 na atmosfera, em 2023, além de proporcionar ganhos sociais de R$ 12,99 bilhões.

A indústria ferroviária brasileira se orgulha de ser fornecedora de trens e materiais ao Metrô e colabora com a empresa na redução de sua pegada de carbono, através da entrega de trens e materiais sustentáveis e inovadores, projetados e construídos por brasileiras e brasileiros.

 

* Artigo a ser publicado pela Revista Brasil Engenharia