Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Apresentação mostra via férrea prevista para trem entre SP e Santos

08.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 07/02/2024

Durante audiência publica sobre o projeto do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) – São Paulo a Campinas, realizado nesta terça, foi revelado detalhes sobre a segregação dos serviços de passageiros e de carga, no trecho entre Rio Grande da Serra e Mooca e entre Barra Funda e Campinas. O trabalho deve ser realizado pela MRS, como contrapartida após renovação de sua concessão.

O segundo eixo citado vai viabilizar o Trem Expresso entre a Barra Funda e Campinas, na qual a operadora cargueira deve segregar o eixo de trem de carga e deixar espaço para a via do serviço de média velocidade. O mesmo deve ocorrer no trecho sul, e segundo a apresentação, uma faixa prevê a inserção do eixo sul do TIC, entre São Paulo e Santos.

Apesar do espaço reservado para o trem para a Baixada Santista e a segregação estar prevista para os próximos anos, o quarto eixo do TIC não tem previsão de sair do papel.

Ainda durante a audiência, representantes do estado comentaram que além do eixo norte do TIC, que deve ter o leilão lançado no final do mês, foi contratado estudos para o eixo oeste, entre São Paulo e Campinas. O eixo foi apresentado nesta semana para possíveis investidores na Europa. Já sobre os eixos leste, entre São Paulo e Vale do Paraíba e o próprio eixo sul entre a capital e a Baixada Santista, os projetos estão nos estudos iniciais.

Entre as dificuldades do quarto eixo está a transposição da Serra do Mar, e da descida da serra pela cremalheira, bastante demandada pelos serviços de carga.