10.03.2022 | ABIFER | ABIFER News
O que o governo propõe é um corredor de ônibus. Nada comparado a um BRT”, declara Massimo Giavina, vice-presidente do SIMEFRE
Engarrafamentos, maior risco de acidentes e insegurança tarifária a usuários do transporte coletivo. Há 9 dias da abertura do Edital RDCi Presencial n. 047/2021, entidades metroferroviárias nacionais voltam a alertar população e autoridades públicas sobre falhas no plano do governo de Mato Grosso de implementar um suposto BRT em Cuiabá e Várzea Grande. “Há uma incongruência técnica flagrante. O que o governo propõe é um corredor de ônibus. Nada comparado a um BRT”, declara Massimo Giavina, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).
O especialista em transportes atesta que, aos moldes do mapeamento apresentado no edital, a promessa de um “BRT com aspas” é de caos nas principais vias da Capital mato-grossense. Isso porque a proposta se vale, em diferentes trechos, da apropriação de faixas da direita ou da esquerda da pista das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Prainha, XV de Novembro, Getúlio Vargas e Isaac Póvoas – e não no canteiro central, onde o VLT já poderia estar operando nas Avenidas do CPA e Fernando Corrêa. A implantação do modal está paralisada há mais de sete anos e os trens seguem acondicionados e mantidos no centro de manutenções em Várzea Grande.
Também alertam as entidades que projetos de BRT, a rigor, proíbem conversões que cruzam as faixas do modal, medida importante à segurança e fluidez no trânsito. Também são caracterizados por estações exclusivas, lançando dúvidas de como se dará a operacionalização da tarifa e a comodidade ao cliente-usuário para uma integração entre ônibus.
“Ante leitura e interpretação atentas do Edital do “BRT” e diante das definições de vias, estações e terminais próprios de um BRT verdadeiro, nos deparamos com posições antagônicas e aparentemente insuperáveis para que o presente Edital seja de fato considerado um BRT”.
Conclusões do levantamento:
Com relação às vias:
Com relação às Estações:
Com relação aos Terminais: