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Metrô de São Paulo faz testes para preparar linha 2 para demanda maior depois que monotrilho for até São Mateus

22.10.2019 | | Notícias do Mercado

Um das ações é soltar trens vazios da estação Trianon-MASP no pico da tarde, no sentido Vila Prudente. Preocupação é com acúmulo na estação Tamanduateí

 

O Metrô de São Paulo está testando algumas estratégias operacionais para preparar a linha 2-Verde para uma demanda maior que deve ir para a ligação após a extensão do monotrilho da linha 15-Prata até a região de São Mateus, na zona Leste da cidade.

As duas linhas se encontram na Vila Prudente.

O Governo do Estado estima que até o final deste ano consiga entregar mais três estações da linha de trens leves com pneus em elevados: Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

A última estação do trecho a que deve se resumir o monotrilho da linha é Jardim Colonial, que deve estar pronta em 2021. A obra deveria ter sido concluída entre 2013 e 2014 e ter um trajeto maior, indo até Cidade Tiradentes no extremo leste e Ipiranga na direção do sul.

De acordo com o chefe do Departamento de Controle Centralizado do Metrô de São Paulo, Tadeu Alves, algumas estratégias estão sendo testadas com a linha 2, como algumas partidas com trens vazios da estação Trianon-MASP no sentido Vila Prudente no pico da tarde.

A preocupação é com a superlotação das composições.

Como as linhas 2 de metrô e 15 de monotrilho se encontram, muita gente que usa da zona Leste ônibus ou mesmo a linha 3 do Metrô em direção à Avenida Paulista (com integrações logicamente) e outras áreas da região central deve utilizar a conexão.

“Acreditamos que pode haver até mesmo um alívio na demanda da linha 3 com a migração de alguns passageiros. Estamos adotando estratégias. A estação Tamanduateí é vista com muita atenção. Há também a demanda da CPTM, da linha 10 lá. A partir da estação Tamanduateí ocorre o trajeto negativo, que são pessoas que para irem sentadas no sentido Vila Madalena, preferem seguir na direção oposta, até Vila Prudente, que é a próxima e é terminal, para aí sim voltarem para o sentido Vila Madalena” – explicou.

Segundo Tadeu Alves, a linha 2 tem registrado demandas maiores, como a partir de Chácara Klabin, onde é possível ter conexão com a linha 5-Lilás.

A estação Tamanduateí, onde se encontram linha 2 do Metrô e linha 10 da CPTM, deveria receber também mais um monotrilho, da linha 18-Bronze vindo de São Bernardo do Campo, mas diante do alto custo deste meio de transporte frente a capacidade limitada de demanda de passageiros, o Governo do Estado decidiu trocar o projeto por um sistema de ônibus rápidos de maior capacidade (BRT – Bus Rapid Transit).

A linha que, como monotrilho, pararia somente em Tamanduateí, com o BRT foi ampliada para o Terminal Sacomã, mas haverá uma estação do sistema de ônibus interligada.

 

Fonte: Diário do Transporte
Data: 21/10/2019