Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Obras do VLT avançam no Centro de Santos

16.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Tribuna
Data: 14/11/2023

Importante corredor comercial do Centro de Santos e acesso para quem sai da cidade rumo à Capital, a Rua João Pessoa está perto de receber as obras da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a previsão é que isso ocorra a partir de janeiro.

Ao todo, 47% das obras já foram concluídas, segundo a empresa – em meados de setembro, uma porcentagem era de 44%. A previsão para entrega da obra, em julho do próximo ano, entretanto, está mantida.

Na Rua João Pessoa, serão feitos trabalhos de remanejamento de redes existentes (esgoto, drenagem, gás, fibra óptica etc), execução de passeios, via permanente e pavimentação.

A Prefeitura de Santos, em nota, afirma que “os bloqueios necessários para a execução de trabalhos e rotas alternativas serão divulgados com antecedência à população por meio dos canais oficiais da Prefeitura e CET-Santos, além de distribuição de folhetos nas redondezas”.

Além disso, a Administração Municipal ressalta que “todos os trechos afetados serão com sinalização específica para auxiliar os motoristas e os locais serão monitorados por agentes de trânsito e câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO)”, destacando, ainda, parceria com o aplicativo Waze, que permite mostrar caminhos alternativos para os condutores.

Estágio atual

Segundo a EMTU, atualmente, a obra da segunda fase do VLT concentra-se na Rua Doutor Cochrane, com serviços de rede de drenagem e esgoto, além da estrutura da futura Estação Mercado. Também na Rua da Constituição ocorrem obras de infraestrutura e da via por onde circulará o VLT.

Outros serviços são realizados na Rua Luiz de Camões, Rua Constituição, Avenida Visconde de São Leopoldo, Rua São Bento, Rua Visconde de Embaré, Praça dos Andradas e Rua Amador Bueno.

A obra

A segunda fase do VLT prevê mais 8 km de percurso e 12 estações, interligando a zona central de Santos, ao Porto e a São Vicente.

O novo trajeto entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo permitirá deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. O modal de transporte terá capacidade para transportar 35 mil passageiros diariamente, investindo de R$ 236,5 milhões, a segunda fase do VLT contribuirá também para a melhoria do trânsito na região central.