Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Prefeitura de São Paulo abre chamamento público sobre o VLT do centro

08.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 07/02/2024

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024,a abertura de um chamamento público e de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para elaborar o projeto do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da região central da cidade.

Os interessados e que venham a ser contratados,  devem efetuar a criação do projeto, levantamentos e estudos da viabilidade técnica do novo meio de transporte da capital, além da viabilidade econômico- financeira do serviço.

O PMI deve abordar as seguintes temáticas:

– Relatório de diagnóstico e estudo de demanda;
– Estudos para subsídios técnicos;
– Estudos para subsídios operacionais;
– Estudos para subsídios econômico-financeiros;
– Estudos para subsídios jurídico-operacionais.

A criação do VLT tem como finalidade impulsionar o turismo, melhorar e valorizar a região central e entrar em conformidade com a meta 39 dos projetos da prefeitura, onde é buscada a redução no número de acidentes fatais no trânsito.

A gestão de Ricardo Nunes nomeou o sistema de transporte como “Bonde São Paulo”, que deverá contar com:

– duas linhas;
– 27 estações.

Os “trens” devem circular pelas ruas do Bom Retiro, região da Luz, Júlio Prestes, República, Avenida São João, Mercado Municipal e Praça da Sé. Além do Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu e Parque Dom Pedro II.

O sistema terá um valor de R$ 3,7 bilhões, o custo total, com parceria da iniciativa privada, onde cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas e em tarifa estimada em R$ 2,20.

Será obrigatória a integração com linhas de ônibus seja por meio do Bilhete Único ou alterações nos itinerários para que os coletivos sejam abastecidos e abastecem o sistema de VLT.

As empresas devem se credenciar até 8 de março.