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Rumo vai pedir em junho licença para ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá, diz secretário

15.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Mídia Jur
Data: 12/04/2024

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo (PDT), garantiu que a Rumo Logística S/A vai pedir em junho a licença de instalação dos trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo entre Rondonópolis e Cuiabá.

À imprensa, Vuolo disse que o vice-presidente da Rumo, Guilherme Penin, assumiu o compromisso de apresentar a licença neste mês. O documento, uma espécie de alvará, libera a atividade ou obra de um empreendimento.

“O prazo assinado no contrato para a ferrovia chegar [em Cuiabá] é entre 2025 e 2026. Como presidente do Fórum Pró-Ferrovia, vamos estar acompanhando isso de perto. Essa obra é fundamental para que consigamos inserir não de emprego e fomento de economia”, disse Vuolo.

A falta de iniciativa que mostrasse a intenção da Rumo de levar os trilhos da ferrovia estadual para Cuiabá preocupa o setor político da Baixada Cuiabana. Até então, a Rumo apresentou às Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Infraestrutura e Logística (Sinfra) apenas pedidos de licenças para o traçado até

Lucas do Rio Verde, passando por Nova Mutum. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), chegou a criticar a empresa por falta de diálogo e por sinalizar a inércia em levar os trilhos para a capital (https://www.midiajur.com.br/politica/botelho-diz-que-rumo- nao-quer-levar-ferrovia-ate-cuiaba-e-pressiona-empresa-e-governador/54280).

A ferrovia é feita por meio de uma chamada pública do Governo do Estado, aberta em 2021, e que teve apenas a Rumo Logística na concorrência. A empresa já é responsável pela Ferrovia Ferronorte, que sai de Rondonópolis e vai até o porto de Santos (SP), no litoral brasileiro.

Com investimento previsto de R$ 11,2 bilhões por parte da empresa, o governo pretende ligar a malha ferroviária federal a partir de Rondonópolis com dois ramos – um em direção a Lucas do Rio Verde e, e outro a Cuiabá. Serão 730 km de trilhos construídos pela Rumo. O objetivo é oferecer mais um meio de transporte para produtores rurais escoarem sua produção.

Apesar de estar a menos de dois anos do prazo, Vuolo se mostrou con?ante de que a ferrovia será entregue no período estipulado em contrato. “Por ser da iniciativa privada e o recurso vir da própria empresa, ela [Rumo] é a maior interessada em que essas obras aconteçam o mais rápido possível para que o retorno de investimento chegue mais rápido.

Estou muito con?ante para que todos esses imbróglios gerados, principalmente em Rondonópolis, sejam resolvidos. Tenho certeza que, dentro do prazo, estaremos aqui [em Cuiabá]”, concluiu.