18.04.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Band News FM (Curitiba)
Data: 15/04/2024
Os desafios e as oportunidades do transporte de cargas por ferrovias, no Paraná, estão entre os temas de debate da Fiep. Em 2027 encerra o contrato de concessão da Malha Sul de ferrovias. Por isso, a Federação das Indústrias do Paraná faz uma série de reuniões com o objetivo de planejar ações efetivas em curto, médio e longo prazo para aprimorar a infraestrutura logística do Paraná. De acordo com o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, o fortalecimento do sistema ferroviário é fundamental para a indústria paranaense.
Nesta segunda (16) aconteceu um encontro, no Campus da Indústria, com usuários, operadores e órgãos reguladores do sistema ferroviário. Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a Ferroeste, que vai ligar o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, diretamente a Paranaguá, no litoral do Paraná, também deve contribuir para a nova Malha Sul.
O representante da região oeste do Paraná, o gerente do terminal portuário de Cotriguaçu, Rodrigo Buffara, destaca que atualmente é inviável utilizar a ferrovia para que a produção local chegue aos portos do litoral.
Atualmente, 20% da carga para exportação chega ao porto de trem. Deste total, 10% têm origem no Oeste paranaense. O único trecho existente da Ferroeste liga Cascavel, no Oeste, a Guarapuava, no Centro-Sul. Linha tem 248 km de extensão, e se conecta à Malha Sul em Guarapuava e desce até o litoral.