Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Wabtec fecha grande contrato para fornecer mais de 2.300 portas para trem de passageiros de São Paulo

30.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Divulgação Wabtec
Data: 27/05/2022

A Wabtec Corporation (NYSE: WAB) fechou um importante contrato para fornecer portas de salão de passageiros para trens de passageiros em São Paulo, a maior cidade do Brasil. A Wabtec fornecerá um total de 2.304 portas para a Alstom, que está construindo 36 trens Metropolis de oito vagões para as linhas 8 e 9 do Sistema Metropolitano de São Paulo, administrados pela ViaMobilidade. A base instalada de portas da Wabtec nos trens dos legados da Linha 8-9 representa mais de 70% de sua frota. Os novos trens podem transportar 2.600 passageiros e circularão nas linhas 8 Diamantes e 9 Esmeraldas de São Paulo.

Este contrato de alta relevância é o maior pedido da Wabtec na América do Sul para portas de bordo para trens de passageiros até o momento. A Wabtec começará a entregar as portas em junho deste ano.

Uma parte fundamental do negócio é a capacidade da Wabtec de alavancar as sinergias locais para maximizar o valor para seus parceiros, especialmente a decisão da Wabtec de centralizar suas equipes no site de Contagem, em Minas Gerais.

“A Wabtec tem o prazer de participar deste importante projeto estrategicamente crucial para São Paulo e de desempenhar um papel central no atendimento às necessidades da maior cidade do Brasil”, disse Danilo Miyasato, Presidente e CEO da Wabtec Latam. “Nossa capacidade de fabricação e equipe no Brasil fazem da Wabtec a melhor escolha para entregar portas econômicas em um cronograma apertado, priorizando a segurança e a qualidade do produto.”

As linhas de trem 8 Diamantes e 9 Esmeraldas de São Paulo transportavam mais de um milhão de passageiros por dia. A linha 8 tem mais de 40 km de extensão e é composta por 22 estações que ligam Júlio Prestes e Amador Bueno. A linha 9 tem mais de 30 km de extensão e suas 18 estações conectam Osasco e Grajaú. Ambas as linhas são estrategicamente importantes para o transporte de passageiros de São Paulo, uma cidade de mais de 12 milhões de habitantes que está entre as economias que mais crescem no mundo nos últimos 20 anos.

Esses novos trens fazem parte de um pacote de melhorias e obrigações liquidadas em abril de 2021 como parte de um contrato de operação e manutenção de ambas as linhas por 30 anos. Os trens de aço inoxidável são do mesmo modelo da frota da série 9.000 atualmente em uso nas linhas 12-Sapphire e 13-Jade da CPTM. Espera-se que tenham uma vida útil de mais de 40 anos