Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Entenda o Plano de Neoindustrialização proposto Por Lula

25.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Programas Sociais BR
Data: 25/05/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  e o vice Geraldo Alckmin (PSB) publicaram, nesta quinta-feira (25/05), o artigo “Neoindustrialização para o Brasil que queremos”. A publicação se deu marcando o Dia da Indústria. No mesmo dia está previsto o anúncio de medidas de incentivo a compra de carros novos. Já falamos sobre o assunto aqui.

O artigo a queda do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil nos últimos anos. Além disso, destaca a necessidade de o país deixar de ser apenas um grande exportador de matéria-prima. Segundo o artigo, isso mantém o país dependente da oscilação externa de preços desses produtos.

A proposta é de promover uma série de medidas que mude o perfil econômico do Brasil. Explicamos aqui o que vem a ser essa neoindustrialização.

Quais são os principais pontos da neoindustrialização proposta pelo governo?

O artigo que fala na neoindustrialização destaca que a participação da indústria no PIB tem se tornado cada vez menor no Brasil. Isso leva a uma diminuição do que se chama de “complexidade econômica”. O artigo assinado por Lula e Alkmin aponta que o Brasil caiu no ranking desse índice, passando da 25ª posição para cerca de 50ª.

A complexidade econômica é um índice que mede o quanto a economia do país tem cadeias mais longas, com produtos mais sofisticados e de maior valor agregado. Quanto mais complexas as cadeias de produção na economia, mais e melhores são os empregos gerados e mantidos.

Implementação de políticas de desenvolvimento industrial

Segundo o governo federal, é preciso fazer uma política industrial inteligente no país. Ela deve levar em consideração a escuta da sociedade por meio do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial). Em princípio, serão dados incentivos à indústria para suprir carências em áreas como saúde e defesa.

Além disso, são mencionados programas específicos. Entre eles, citaram o Padis (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores).

Foram citadas ainda algumas oportunidades comerciais para o Brasil, que necessitam de importantes missões para a indústria. Um deles é a exportação de carros elétricos e motores flex, pensando em uma transição energética. O governo também diz que a indústria brasileira pode aproveitar nichos abertos pelo crescimento de países asiáticos, como Índia, Indonésia e Vietnã. O mesmo em relação ao mercado interno da China.

Políticas

Em termos de políticas, o governo citou algumas medidas concretas a serem tomadas para a neoindustrialização. Foi citada a necessidade de reduzir o chamado “custo Brasil”, relacionado a problemas de infraestrutura e excesso de burocracia. Além disso, reforçou-se a necessidade de uma reforma tributária. A ideia é também melhorar o ambiente de negócios no país.