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A expectativa da indústria ferroviária brasileira é de uma melhoria do mercado em 2025

06.12.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria SIMEFRE
Data: 06/12/2024

Nesta sexta-feira, 6, Vicente Abate, durante evento de confraternização do SIMEFRE, realizou a apresentação sobre os resultados de 2024 e as expectativas para 2025 de vagões e locomotivas. Foto: Cláudio Sawczen

O ano de 2024 teve uma relevante importância para a indústria ferroviária brasileira, ao ter sido lançada, em 19 de junho, a “frente parlamentar para o fortalecimento da indústria ferroviária brasileira”, no plenário 10 da câmara dos deputados, contando com o apoio de 209 deputados, num auditório lotado e caloroso.

Nossa frente, que é pluripartidária, é presidida pelo Deputado Federal Pedro Uczai, um incansável defensor do setor ferroviário brasileiro, tendo como vice-presidentes os Deputados Federais Baleia Rossi, Denise Pessôa e Nelson Padovani, também entusiastas de nosso setor.

Foram apresentadas as prioridades de nossos pleitos, onde se destacam:

  1. Substituição da frota de vagões e locomotivas com mais de 50 anos de vida útil por vagões e locomotivas com inovações tecnológicas sustentáveis, que proporcionarão economia de 58 milhões de toneladas de combustível/ano e redução da emissão de 150 mil toneladas de CO²/ano, aumentando a produtividade das concessionárias ferroviárias de carga em pelo menos 30%, com maior segurança operacional;
  2. Elevação da alíquota de importação de todos os produtos ferroviários, dos atuais 11,2% para 35%, equiparando-os aos demais modos de transporte;
  3. Apoio à política de estado do ministério dos transportes que projeta, através da infra s.a., aumento da participação ferroviária na matriz de transporte de carga brasileira dos atuais 27% para 40%, até 2035.

Tais medidas, dentre outras incluídas em nossas prioridades, deverão gerar emprego e renda para nossa gente, no período.

Ressaltamos também a obtenção da prorrogação do REPORTO até 31/12/2028, além de uma possível inclusão das concessionárias na depreciação acelerada, que se encontra em avaliação no MDIC.

A seguir, os volumes de veículos ferroviários para 2025, em comparação com os volumes de 2024:

Estão previstos entre 1.600 e 1.700 vagões de carga para 2025, em comparação ao realizado em 2024, de 1.547 unidades, incluídas exportações de 62 vagões para a África, nos dois períodos.

Foram entregues 54 locomotivas em 2024 e estão previstas 75 unidades em 2025.

Já em carros de passageiros, o volume será de 188 carros em 2025 em comparação aos 228 carros em 2024.

A indústria ferroviária brasileira está preparada para os volumes previstos, mas poderá entregar volumes maiores para atender necessidades adicionais das concessionárias, sempre que suas encomendas sejam realizadas com antecedência de um ano das entregas.