Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ferramenta possibilita a economia de 1,2 milhão de litros de combustível nas operações ferroviárias em 2021

27.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: O Maranhense
Data: 26/01/2022

Comprometida com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que proporcionem operações cada vez mais eficientes e sustentáveis, a VLI – companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais – registrou, ao longo de 2021, a economia de 1,2 milhão de litros de diesel nas operações ferroviárias a partir da utilização do Fuelytics, ferramenta que viabiliza a redução no consumo a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática. Ao dispensar a queima deste volume de combustível, foi possível promover uma redução na emissão de gases na atmosfera equivalente a 3,57 mil toneladas de CO2. O Fuelytics atende aos corredores logísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Norte-Sul (FNS – Tramo Norte), ambas administradas pela VLI.

“O Fuelytics integra três importantes pilares que norteiam a atividade da companhia que são a eficiência, a inovação e a sustentabilidade. O conceito de transformação da logística proposto pela VLI está arraigado nessas diretrizes e esta ferramenta, nascida dentro da empresa, representa esta filosofia”, afirma o gerente geral de Digital & Inovação da VLI, Loïc Hamon.

A ferramenta contribui diretamente para um importante escopo da agenda ESG da companhia, que é a redução de 15% na emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada até 2030. O transporte de cargas pelo modal ferroviário já possui um forte caráter sustentável, uma vez que as emissões de CO? relacionadas a ele são inferiores às do modal rodoviário. De acordo com a Coordenação de Estudos sobre Infraestrutura do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o consumo de combustível do trem equivale a 30% do gasto do caminhão por quilômetro a cada tonelada transportada.

O Fuelytics, concebido e gerido pela área de engenharia da VLI, segue um processo de aperfeiçoamento contínuo. As melhorias em desenvolvimento objetivam automatizar os cálculos, permitir uma melhor gestão e acompanhamento dos resultados, além de centralizar as informações de maneira a facilitar a usabilidade e autonomia dos usuários.

O que é o Fuelytics?

Nascido com o escopo de melhorar a gestão da eficiência energética, por meio de uma análise capaz de fornecer respostas mais rápidas e precisas sobre indicadores de consumo, o Fuelytics deu os primeiros passos em 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Em 2020, o projeto já amadurecido foi qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser implementado gradualmente em todos os corredores ferroviários nos quais a empresa atua.

Na prática, por intermédio de informações operacionais – como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas – através de modelagem matemática, é possível obter correlações estatísticas e identificar as variáveis com maior potencial de redução de combustível por localidade, fornecendo informações para priorizar as ações que viabilizam o ganho. Com a mensuração das variáveis impactantes também é possível direcionar investimentos, como por exemplo, em via permanente, que possibilitem a obtenção de ganho em performance e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO2.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem e o perfil do trecho percorrido, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo X performance.