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Ferrovia estadual em Mato Grosso ganha primeiros quilômetros de trilhos

29.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Folha de S.Paulo
Data: 29/02/2024

Anunciada em novembro de 2022, a ferrovia estadual de 730 quilômetros que vai conectar importantes polos do agronegócio de Mato Grosso ganhou neste mês seus primeiros quilômetros de trilhos.

A obra da Rumo Logística, maior concessionária ferroviária do país, deve custar pelo menos R$ 15 bilhões e, quando concluída, passará por 16 municípios.

Segundo a Rumo, foram concluídos em fevereiro os três primeiros quilômetros de trilhos da linha tronco (principal) e de uma linha auxiliar para a descarga de insumos, em Rondonópolis. É por esse trecho que passarão os materiais que serão utilizados na obra.

Além dos quilômetros iniciais da linha férrea, até aqui um viaduto foi construído e trechos da ferrovia foram terraplanados. A ferrovia toda, se não sofrer alterações de projeto até sua conclusão, terá 22 pontes, 21 viadutos, 2 quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes.

A primeira fase, que ligará Rondonópolis a Campo Verde, terá 211 quilômetros, deve ser concluída em três anos, conforme a estimativa inicial, e consumirá um investimento que poderá chegar a R$ 4,5 bilhões. Serão dois trechos, ambos a partir de Rondonópolis, ligando a Cuiabá e Lucas do Rio Verde.

A Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo é fruto de uma parceria da Rumo com o governo de Mato Grosso, que definiu uma legislação própria para que a obra fosse feita pela iniciativa privada. É considerada a primeira ferrovia estadual do país e o investimento total será feito pela concessionária.

Segundo a Rumo, mais de mil trabalhadores estão atuando na construção da ferrovia, que ligará importantes regiões de Mato Grosso ao mercado consumidor de São Paulo e ao porto de Santos, principal complexo portuário do país. Ela deve ficar pronta em 2030.

Embora seja o principal estado exportador de grãos do país, Mato Grosso possui atualmente somente 300 quilômetros de ferrovias. Dois trens de 120 vagões que deixem Rondonópolis rumo a Santos –cerca de 1.400 quilômetros– retiram o equivalente a 700 caminhões das estradas.

O governo mato-grossense estima que, neste ano, as obras serão feitas ao longo de 150 quilômetros.