18.12.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Assessoria GBMX
Greenbrier Maxion conquista Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão 2025 e evidencia seus avanços junto ao IPEG

Com o prêmio: Sebastião Castilho, gerente Sênior de Qualidade e Garantia da GBMX, motivador da participação.
A Greenbrier Maxion (GBMX), maior indústria ferroviária da América do Sul, recebeu na noite do dia 05 de dezembro de 2025 o prêmio Medalhão Ouro no Nível II, Rumo à Excelência ESG IA, do PPQG, principal prêmio do setor de excelência e inovação em gestão, concedido anualmente pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG). A conquista, fruto dos investimentos recentes da empresa em modelos estruturados, representa sua capacidade de adaptação e construção de resultados sustentáveis adquirida nesse processo.
Na mesma noite, eles também receberam mais dois prêmios, agora na categoria Mérito na Inovação em Gestão (MIG), pelos projetos “Aterro Zero”, uma iniciativa estratégica voltada à sustentabilidade, alinhada aos princípios da economia circular, que buscou zerar os resíduos descartados no meio ambiente, promovendo a reciclagem e geração de renda para a própria empresa; e o “Eficiência Operacional e Engenharia Sustentável – Vagão HTT 2.0”, para transporte de grãos, farelo, açúcar e fertilizantes, com redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil, tendo um incremento de 20% na capacidade de carga por trem.
Situada em Hortolândia (SP), a GBMX, que nasceu da união entre Greenbrier, Amsted Rail e Iochpe-Maxion, soma expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação, modernização de vagões e seus componentes. Este ano, visando não só os resultados e benefícios a longo prazo, mas também se preparar para competir no Prêmio Paulista da Qualidade em Gestão, a empresa procurou o IPEG para aderir à Jornada da Excelência.
Organizada em etapas, que vão do diagnóstico inicial até a auditoria independente, passando por treinamentos, workshops e autoavaliações, o objetivo da Jornada é apoiar as organizações na identificação de lacunas, alinhamento de indicadores e fortalecimento da visão estratégica, sempre com base nos fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão (MEGIA). No caso da Greenbrier Maxion, os avanços identificados incluíram a melhoria da gestão em alguns processos gerenciais e o aperfeiçoamento dos indicadores de desempenho, fortalecendo a visão estratégica conforme requisitos do MEGIA.
Segundo Rogério Parente, Diretor de Marketing do IPEG, esse processo representa uma oportunidade para transformar a gestão em uma vantagem competitiva. “Mais do que atender a requisitos formais, a Jornada da Excelência promove uma visão sistêmica da organização, orientada para resultados sustentáveis e alinhada às melhores práticas reconhecidas nacionalmente”, comentou.
A GBMX também notou uma maior amplitude na visão de negócio por diferentes partes da organização, o que reforçou a importância da gestão integrada como prática estratégica. Para eles, a iniciativa representou um passo fundamental para garantir sua longevidade empresarial. Sebastião Castilho, Gerente Sênior da Qualidade da GBMX, como motivador dessa participação, afirma:
“No ambiente corporativo atual, marcado por rápidas e constantes transformações, é essencial mantermos atenção no que ocorre ao nosso redor, realizando os ajustes de rota sempre que necessário. Nesse cenário dinâmico, o controle efetivo da gestão do negócio torna-se fundamental, especialmente considerando que nossa empresa tem mais de 82 anos de história, e sua longevidade depende da adoção de ações estratégicas e alinhadas às práticas contemporâneas. É nesse contexto que se insere a parceria com o IPEG, que tem como foco principal a excelência na gestão empresarial, incorporando conceitos modernos e soluções inovadoras”.
O resultado de todo esse trabalho junto da Jornada da Excelência não poderia ser outro senão a vitória no PPQG 2025. Como um marco para as empresas, a medalha representa o novo momento da gestão de qualidade da Greenbrier Maxion. Já o IPEG, com mais de duas décadas de atuação, consolida-se como referência na promoção da competitividade e sustentabilidade organizacional em São Paulo e no Brasil, apoiando empresas públicas e privadas no fortalecimento de suas práticas de gestão.
“Somado à participação no PPQG, ao aderir a Jornada da Excelência a GBMX conquistou ótimos resultados. Não apenas referente à medalha de ouro, que é um reconhecimento excepcional, mas principalmente com as conquistas em gestão, resultados e compromisso com as boas práticas de governança, sustentabilidade e responsabilidade corporativa, além da identificação de oportunidades e estímulo à capacitação e fortalecimento do engajamento das equipes, algo que irá refletir positivamente em todo o ecossistema do negócio”, finaliza Rogério Parente.
Sobre o IPEG
Fundado em 2001, o IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão, é uma organização de direito privado e sem finalidade de lucro, com o propósito de promover a melhoria da gestão das organizações públicas e privadas que atuam de alguma forma no Estado de São Paulo em benefício de partes interessadas. Em 2002, o IPEG instituiu o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – As Melhores de Gestão em São Paulo, que é conferido anualmente às organizações públicas e privadas que atuam em São Paulo, cujas práticas de gestão possam servir de exemplo para outras organizações. É uma oportunidade para as organizações aplicarem critérios de avaliação em seu sistema de gestão e respectivos resultados para alavancar sua competitividade e sustentabilidade e comprovar a qualidade de sua gestão. A premiação foi oficializada pela Lei Estadual nº 11.594, de 8 de dezembro de 2003, sendo conduzido e outorgado pelo IPEG, em colaboração estreita com o Governo Estadual. Atualmente, além do estado de São Paulo, a organização visa expandir a sua atuação, levando a excelência em gestão para as demais regiões do país. Para mais informações, acesse o site oficial do IPEG.
Sobre a Greenbrier Maxion
Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a Greenbrier Maxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail Inc., além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Hortolândia-SP, atua há mais de oito décadas no Brasil, sendo considerada a maior indústria ferroviária da América do Sul. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos e um portfólio com mais de 30 modelos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes. Saiba mais no site da GBMX.