Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Gigantes se unem para fornecer comunicações via satélite à rede ferroviária

28.01.2020 | | Notícias do Mercado

Essa solução conectará os trens de carga da Rumo, aumentando a velocidade com que as mercadorias podem ser transportadas pelo País e melhorando a segurança dos trens, dos veículos e das pessoas que os operam

 

O Globalsat Group, por meio de sua afiliada brasileira Globalsat do Brasil, assinou um contrato plurianual com a Rumo SA, empresa de transporte e logística da América Latina. Em uma negociação que deverá resultar em uma significativa melhora no funcionamento da infraestrutura ferroviária brasileira da Rumo, o Globalsat Group fornecerá uma solução para utilizar a conectividade via satélite da Inmarsat, empresa mundial em comunicações móveis globais por satélite, e os terminais de conectividade da Cobham.

A Rumo é responsável por gerir 14.000 km de ferrovias no Brasil e o projeto inicialmente focará em 2.000 km da Ferrovia do Norte, que conecta seis estados-chave ao Porto de Santos. Como a maioria dos trilhos passa por áreas remotas com cobertura de rede não confiável ou inexistente, os maquinistas, engenheiros ferroviários e gerentes de transporte não têm como se comunicar efetivamente. Como resultado, os maquinistas não recebem atualizações de tráfego ao vivo e os trens não podem seguir viagem até receberem atualizações do centro de controle. Isso causa longos atrasos nos trens e cria uma variedade de desafios logísticos, além de aumentar os custos operacionais.

A intenção da estrutura é ver 1.600 locomotivas equipadas com uma conectividade BGAN altamente confiável, garantindo uma rede ferroviária eficiente, rentável e segura.

A primeira etapa do projeto começará no início de 2020 e verá o Globalsat Group equipando 300 trens de carga da Rumo que operam nesta seção da ferrovia com terminais Cobham EXPLORER 325 Broadband Global Area Network (BGAN), EXPLORER Mobile Gateways e o serviço PRISM PTT+, fornecendo conectividade ininterrupta, mesmo nas áreas mais isoladas sem cobertura móvel. Isso permitirá o rastreamento preciso em tempo real de cada composição, bem como a comunicação confiável de voz e dados entre maquinistas, equipes de manutenção e centros de controle regionais. A intenção da estrutura é ver 1.600 locomotivas equipadas com uma conectividade BGAN altamente confiável, garantindo uma rede ferroviária eficiente, rentável e segura.

Igor Falcão, Diretor da Globalsat do Brasil e Vice-Presidente Sênior de Vendas do Globalsat Group, declarou: “No Brasil, o transporte ferroviário é o canal de transporte mais importante para muitos setores como agricultura, commodities, florestal e bens de consumo. Uma rede mais eficiente significará portanto uma economia mais forte. A rede ferroviária da Rumo é a única que conecta o estado central de Mato Grosso a Santos, o maior porto da América Latina. As melhorias de conectividade trazidas pelas comunicações móveis via satélite melhorarão as operações da Rumo, tornando o transporte ferroviário uma proposta de transporte mais confiável e eficaz na qual a economia brasileira poderá depender”.

Alberto Palacios, CEO do Globalsat Group, disse: “Nossa solução está pronta para transformar a maneira como a Rumo opera, fornecendo uma visibilidade muito maior de seus ativos e infraestrutura, além de reduzir seus custos. O Globalsat Group desenvolveu uma solução atraente para operadores de rede ferroviária e logística que trabalham em regiões remotas da América do Sul, e estamos muito satisfeitos por trabalhar neste projeto integral com a Rumo, a maior empresa de transporte e logística do Brasil”.

Mike Carter, presidente da Inmarsat Enterprise acrescentou: “A Inmarsat tem orgulho de ajudar a viabilizar, juntamente com nossos parceiros Globalsat Group e Cobham, esse projeto no Brasil, um país no qual temos uma longa história de trabalho. Uma conectividade forte e consistente é essencial para o crescimento contínuo das organizações em todo o país e o satélite está habilitando muitos projetos de infraestrutura, levando os ganhos de produtividade e eficiência ao próximo nível”.

Henrik Nørrelykke, Vice Presidente de Vendas Globais & Marketing (área Terrestre) da Cobham SATCOM, disse: “Estamos entusiasmados por trabalhar com a Inmarsat e o Globalsat Group para levar nossos terminais EXPLORER e serviço PRISM PTT+ para o setor ferroviário no Brasil. Este é um ótimo passo para expandir ainda mais a distribuição dos nossos serviços EXPLORER Push-To-Talk globalmente. Com um contrato de cinco anos para o nosso serviço gerenciado PRISM PTT+, será garantida à Rumo uma conectividade de alta velocidade e comunicações de voz ininterruptas em todas as suas operações. Isso melhorará bastante sua segurança e eficiência e fornecerá os dados necessários para a otimização operacional”.

 

Fonte: Infor Channel

Data: 25/01/2020