10.11.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: CTB Data: 24/11/2025
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 636 milhões, para a aquisição de novos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).
A assinatura ocorreu em 09 de outubro, com a presença do governador, do gerente da filial de governo da Caixa em Salvador, Sílvio José Conceição, e do presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente Pereira Maciel.
O investimento prevê a implantação de 10 novos trens, com 40 vagões, que irão reforçar a operação das Linhas 1 e 2 do metrô, ampliando a capacidade de atendimento para mais de 12 mil passageiros simultaneamente.
A ação integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), iniciativa do governo federal coordenada pela Casa Civil, sob comando do ministro Rui Costa. Os recursos serão liberados de forma escalonada até 2028, com o objetivo de aumentar a capacidade e a qualidade do transporte público na Região Metropolitana de Salvador