Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de Pernambuco reforça defesa do ramal Salgueiro-Suape na Transnordestina

11.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário de Pernambuco
Data: 10/05/2023

A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina pretende se reunir com a bancada federal pernambucana na próxima segunda-feira (15). O grupo se fortaleceu com o compromisso do governo do estado em defender o projeto da ferrovia que inclui o ramal Salgueiro-Suape, retirado do traçado original no fim do ano passado, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por meio de um termo aditivo ao contrato.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, participou de uma reunião com a frente e esclareceu que o Porto de Suape não precisa ser excluído do plano original. A decisão, segundo ele, foi uma das possibilidades existentes. “Defender aquilo que é melhor para o estado de Pernambuco”, declarou, ao acrescentar que acredita que o governo federal “também está interessado em manter o traçado que passa pelo porto pernambucano”.

O deputado federal João Paulo Lima (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, fez um balanço positivo sobre a conversa com o representante do Palácio do Campo das Princesas. Ainda sem data definida, há a intenção também do grupo realizar uma audiência pública sobre o assunto, no município de Salgueiro.

Originalmente, a ferrovia ligaria o município de Eliseu Martins, no interior do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco, tendo este último sido excluído do projeto. O orçamento estimado para implantar a linha até o porto pernambucano é de aproximadamente R$ 5 bilhões.