Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de São Paulo aprova modelagem final do Trem Intercidades e formalização CPTM em projetos de privatização

17.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 11/03/2023

O Governo do Estado de São Paulo, após a primeira reunião do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI) realizada em 28 de fevereiro de 2023, deu sinal verde para a divulgação do edital da licitação do Trem Intercidades no Eixo Norte, até Campinas.

A informação foi divulgada no Diário Oficial deste sábado, 11 de março de 2023. No encontro que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, o vice, Felício Ramuth, os secretários Rafael Benini, Marco Antônio Assalve, Natália Resende, entre outros, decidiram incluir as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em funcionamento e as que estão planejadas em futuros PPIs para a área da mobilidade. Neste contexto, a Linha 7-Rubi que atualmente vai da Luz até Jundiaí está inclusa no TIC Norte.

Com esta aprovação. a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) recebeu o sinal verde para publicar os documentos da licitação, o que segundo previsão da pasta de Parcerias e Investimentos, deve acontecer no final deste mês de março. Assim como aconteceu com a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o primeiro passo da concessão é divulgar a minuta do edital, tornando pública a intenção de efetuar uma concessão. De acordo com o projeto, o Trem Intercidades será um trem de velocidade média acima da habitual dos trens metropolitanos, permitindo que o percurso entre a Barra-Funda no centro da capital paulista e a cidade de Campinas seja realizado em aproximadamente uma hora, com somente uma parada na estação de Jundiaí.

Para isso, a concessão do novo serviço inclui a criação de um novo serviço, o TIM (Trem InterMetropolitano) que será um trem parador, ou seja, realizando embarque e desembarque em todas as estações entre Francisco Morato e Campinas, passando por Campo Limpo Paulista, Jundiaí, como já acontece, e inclui Vinhedo, Valinhos e Louveira. Já a Linha 7-Rubi será fracionada, operando da Barra-Funda até Francisco Morato utilizando as estações e malha já existentes.