15.01.2026 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Portal Metrô CPTM Data: 15/01/2025
O Governo de São Paulo publicou nesta semana a atualização das informações do TIC Sorocaba, o Trem Intercidades Eixo Oeste, entre o município do interior e a estação Água Branca.
Entre as principais novidades estão a mudança de traçado, mas também a divisão de custos, com o poder público agora sendo responsável por construir 27 dos 89 km de novos trilhos do serviço entre a capital e o interior.
Na concepção original, a futura concessionária deveria executar todas as obras, mas agora, o trecho entre Água Branca, até Barueri, percorrendo ao lado da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade, sofrerá intervenção do governo.
A partir de Barueri entra em ação a concessionária com o novo traçado, incluindo túneis, 62 km de trilhos, a totalidade dos sistemas, sinalização e derivados.
Na prática, o governo ficará responsável por quase um terço dos trilhos e via permanente. A justificativa, apesar de não apresentada, pode estar nas eventuais interferências nos serviços da Linha 8, que funcionará em paralelo às obras do Trem Intercidades.
Como antecipado por este site, a estação Brigadeiro Tobias foi removida do projeto, diminuindo de seis para cinco as estações no serviço parador que terá intervalo máximo de 1 hora entre cada trem.
O valor total foi atualizado, passando para aproximadamente R$ 10,3 bilhões, com 80% deste aporte investido até o sexto ano do TIC.
O leilão e assinatura do contrato com o vencedor do trem para Sorocaba tem a previsão de ocorrer no segundo semestre deste ano.