Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de SP estuda reestruturação societária do Metrô, diz site

11.05.2023 | | Notícias do Mercado

O governo de São Paulo pediu estudos para avaliar mudanças estruturais do Metrô. Consultorias privadas vão apresentar novos modelos de estruturas societárias para a estatal, segundo reportagem da CNN Brasil.

De acordo com a emissora, o estudo solicitado pelo governo pode permitir a entrada de sócios privados, oferta de ações em bolsa ou venda de subsidiárias. Por meio de nota, o Metrô confirmou a existência do estudo, sem entrar em detalhes, e afirmou que a contratação visa melhorar a eficiência.

“Entretanto, qualquer que seja o resultado apresentado, este deverá ser submetido à avaliação do acionista principal, que é o governo do Estado, bem como de órgãos vinculados”, afirmou o Metrô em nota à emissora.

Atualmente, o governo do Estado tem 97,6% das ações do Metrô e o restante é da prefeitura de São Paulo. Duas das linhas (4-Amarela e 5-Lilás) são operadas por uma empresa privada, do grupo CCR.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é defensor do modelo de concessões e privatizações. Na campanha eleitoral, sinalizou o interesse em rever modelos de empresas do Estado, como a Sabesp.

O governo solicitou cenários de viabilidade de uma nova estrutura societária com “diferentes modelos de negócios, riscos associados e retornos potenciais”. O objetivo, de acordo com o pedido, é atingir “significativa redução sustentável de custos” e liberar recursos para “atividades estratégicas”.