Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de SP libera edital de concorrência internacional para a compra de 44 novos trens para o Metrô

01.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 01/04/2024

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM publicou comunicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 01 de abril de 2024, informando que está disponível a ata contendo respostas aos esclarecimentos solicitados ao edital da concorrência internacional para compra de 44 novos trens para o Metrô.

A licitação, marcada para o dia 18 de março, foi adiada sine die (por tempo indeterminado). Segundo a STM, o adiamento ocorreu diante da necessidade de maior prazo para a análise dos pedidos de esclarecimentos complementares.

Com a publicação da ata com os esclarecimentos, o edital retificado estará disponível a partir desta segunda-feira (01º) até 20 de maio próximo, data em que deve ocorrer nova sessão pública.

Segundo a STM, o edital completo, em sua versão retificada e adequado à Lei 14.133/21 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), poderá ser obtido, gratuitamente, no site http://www.metro.sp.gov.br e www.stm.sp.gov.br.

De acordo com a pasta, cada composição a ser adquirida para o Metrô terá seis carros (conhecidos popularmente como vagões).

Os novos trens serão destinados principalmente à extensão da Linha 2-Verde para a região da Penha, zona Leste, depois se prolongando para Guarulhos, cidade vizinha da capital

Também serão destinados trens novos para as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô.

A concorrência pública é internacional, e teve início no dia 21 de dezembro de 2023, com o envio das propostas previsto até o dia 20 de março (90 dias após a publicação do edital), o que foi suspenso no dia 18 de março, postergando o certame.

O valor de R$ 3,605 bilhões para aquisição das composições virá de um financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aoGoverno do Estado e está inserido no âmbito do Credenciamento Finame (CFI). Também haverá injeção de recursos do Governo do Estado.

Vence a empresa que oferecer o menor preço e a entrega do primeiro trem deve ser após 21 meses da assinatura do contrato.

Deve ser entregue um trem por mês até o prazo de entrega da última composição, em 58 meses. Em seis oportunidades, serão fornecidos dois trens ao mês, no período de 24 a 48 meses.

Em nota publicada em dezembro de 2023, a STM divulgou a concorrência internacional:

“A STM convida empresas qualificadas e experientes na fabricação e fornecimento de trens a participarem deste processo, contribuindo para o progresso e o aprimoramento contínuo do transporte público em São Paulo. Este investimento reflete o compromisso do Estado em fornecer serviços de transporte público de alta qualidade e é parte integrante do plano estratégico para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. Para mais informações, consulte o edital completo disponível no site da Secretaria de Transportes Metropolitanos (https://www.stm.sp.gov.br/?page_id=1959 ).”

Ampliação de frota

A aquisição de 44 novos trens do Metrô contribuirá para aumentar a capacidade de transporte, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um fluxo mais fluido de passageiros. Os novos trens serão equipados com tecnologia de última geração, garantindo eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros. Os novos trens visam atender à crescente demanda por transporte coletivo, proporcionando uma experiência mais confortável e moderna aos usuários do Metrô.

Além disso, o projeto prioriza a acessibilidade, com vagões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de transporte público. O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, incorporando características e práticas ambientalmente responsáveis na fabricação e operação dos novos trens”.