Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo Federal premia empresas e concessionárias por boas práticas de governança

15.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Ministério da Infraestrutura
Data: 13/12/2022

As boas práticas de governança de empresas privadas e concessionárias de serviços públicos na infraestrutura de transportes foram reconhecidas nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Infraestrutura. Nove companhias receberam das mãos do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o Selo Fomento Infra+ Integridade.

Nove empresas tiveram os trabalhos premiados: KPE Performance em Engenharia S.A., Empresa Construtora do Brasil S.A.; Camargo Corrêa Infra LTDA.; ECO 050; Concessionária Ecovias do Cerrado S.A.; Concessionária Catarinense de Rodovias S.A. (Via Costeira); Concessionária das Rodovias Integradas do Sul S.A. Via Sul (Grupo CCR); Engetec Construções e Montagens S.A.; e Oeci S.A..

Um dos principais pilares do programa Radar Anticorrupção, o selo fomenta a adoção voluntária de medidas de integridade, além de premiar instituições que atuam no setor de infraestrutura de transportes terrestres e que se comprometem em implementar e desenvolver boas práticas de ética, transparência, conformidade, responsabilidade social, sustentabilidade e prevenção à fraude e à corrupção.

“A agenda de integridade é de extrema importância, não só para o Ministério, mas para toda a sociedade. Nossa parte é estimular cada vez mais o tema e olharmos o potencial que essas empresas têm para que elas possam servir de exemplo para as demais. Para que, em breve, o mercado olhe de maneira diferente e saiba que agir com integridade traz resultados”, afirmou o ministro.

Consolidação

“O selo não só consolida o programa Radar Anticorrupção do MInfra, mas demonstra a maturidade institucional em promover o reconhecimento de ações de integridade das empresas privadas que atuam junto ao ministério e suas unidades vinculadas”, disse a subsecretária de Conformidade e Integridade da pasta, Fernanda Oliveira.

Segundo a subsecretária, 15 empresas inscritas para receber o prêmio. O programa tem como objetivos aprimorar a gestão pública, melhorar o controle interno, zerar casos de corrupção envolvendo contratos do MInfra e dificultar os desvios de conduta e de recursos públicos. Por isso, foram definidos oito pilares com as iniciativas prioritárias à necessária promoção de integridade institucional e relacionadas à prevenção, detecção e combate à corrupção.

O programa envolve o compartilhamento de informações com outros ministérios, estabelece regras de compliance para os servidores do MInfra, define critérios técnicos para a nomeação de cargos e funções gratificadas e mantém canais oficiais de denúncia à disposição dos cidadãos.