Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Greenbrier Maxion agora é GBMX

23.01.2026 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Imprensa GBMX
Data: 22/01/2026

A maior indústria ferroviária da América do Sul, com mais de oito décadas de atuação, apresenta ao mercado sua nova marca, identidade visual e slogan

 A Greenbrier Maxion agora é GBMX. Um nome fácil de falar e difícil de esquecer, que marca uma nova etapa da empresa, alinhada à inovação e à sustentabilidade que norteiam seu posicionamento estratégico e vanguardista no segmento ferroviário.

A nova marca reflete a evolução da companhia, a capacidade de antecipar tendências e o investimento em soluções robustas para o transporte de carga sobre trilhos com automação, padronização e aumento do volume do transporte dos vagões, visando ganho de eficiência, qualidade, produtividade e segurança, alavancando o modal e a logística no Brasil.

O novo Slogan “Movendo o que é importante” é um chamado direto, que reforça a cultura de dinamismo da GBMX, incentivando todos a fazerem parte deste movimento de transportar as riquezas do país por meio de produtos, processos e pessoas.

Com um time de cerca de 1.000 funcionários, é referência em truques, serviços e na concepção e produção de mais de 30 modelos de vagões para todos os tipos de carga e bitolas. Atende as concessionárias e usuários finais, sendo responsáveis pela produção de mais de 50% da frota brasileira em operação.

Além da inovação tecnológica, a mudança reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade. A marca investe continuamente no desenvolvimento de produtos mais eficientes, que contribuem para a redução do consumo de recursos naturais e das emissões de poluentes, promovendo um transporte de cargas mais responsável e alinhado às exigências ambientais atuais, garantindo uma frota verde.

De acordo com Eduardo Scolari, presidente da GBMX, a nova marca e slogan representam nossa visão de futuro, sem abrir mão da qualidade e pioneirismo que sempre foram reconhecidos pelo mercado. “Com essa nova fase, consolidamos nossa posição como uma empresa preparada para os desafios e investimentos no modal ferroviário, mantendo nossa relevância e contribuição para uma indústria competitiva”, observa.

 

Vagões I Truques I Serviços

 Os vagões GBMX buscam inovação em operação, manutenção, durabilidade, confiabilidade, com designs mais leves e aerodinâmicos que reduzem consumo de combustível e emissões de poluentes.  Os projetos de vagões são totalmente produzidos no Brasil, e conta com estudo de fadiga/desgaste, proporcionando maior vida útil e confiabilidade do produto. Dentre as características mais importantes no desenvolvimento dos vagões estão: a redução de tara do vagão (peso sem carga), o aumento da capacidade de carga e as melhorias na eficiência de transporte e nos terminais de descarga. A nova geração de vagões proporciona ainda uma condição de operação mais segura, com componentes que reduzem os riscos de descarrilamento, e permitem o aumento da velocidade operacional praticada, gerando eficiência para o trem.

Na linha de vagões hopper, que possui dez modelos para o transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo, fertilizantes, o destaque é o vagão HTT. Com design e tecnologia diferenciada, consegue redução anual no consumo de 151 mil litros de diesel e na emissão de 400 toneladas de CO2.

Na família de vagões fechados, o destaque é o modelo total sider FLT para o transporte de celulose, que reduz o consumo anual de combustível em 38 mil litros de diesel e de emissão de COem 100 toneladas. O vagão apresenta também outras vantagens em relação aos modelos antigos, tais como: redução da tara do vagão, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, melhor ergonomia na operação e aprimoramento da estanqueidade, evitando perda da carga com a entrada de água durante o período de chuvas.

Para atender cargas siderúrgicas e contêineres alinhados ou empilhados, a família de vagões Plataforma conta com oito modelos. Para os contêineres empilhados, a GBMX desenvolveu o vagão double stack, com possibilidade de operar nas ferrovias com contêineres de 20 e 40 pés, otimizando a capacidade de transporte dos trens de carga em 40%. Além dessa configuração, o modelo permite também que sejam carregados contêineres de 53 pés na parte superior (sobre dois contêineres de 20 pés ou sobre um contêiner de 40 pés).

Na linha de vagões Gôndola, a companhia tem no portfólio oito modelos para o transporte de minério de ferro, bauxita e carvão. Destaque para o vagão GDU, de maior capacidade de transporte produzido pela empresa e o primeiro direcionado ao mercado brasileiro, com maior volume efetivo em 5m², sem alterar as dimensões externas.

Já na linha de vagões Tanque, para transporte de derivados do petróleo, cimento e ácido sulfúricos, são quatro modelos. No último ano, empresa desenvolveu e produziu o modelo TCT com capacidade de 105 mil litros, que possui carregamento superior e descarregamento inferior. É equipado com o Engate tipo “E” Double Shelf com haste “F”, com operação rotativa inferior, mais robusto e antidesacoplamento, e com válvula sensora de carga. A família de vagões conta ainda com o maio tanque TCT do mundo, desenvolvido com estrutura autoportante e capacidade de 118 mil litros.

Destaque também para os truques, que são responsáveis pela dinâmica e estabilidade dos vagões, e são produzidos através de parceria com a Amsted Rail, líder no mercado mundial, com inovações e tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico e menor risco de descarrilamento. Comercializa modelos de truques de aço fundido para todas as bitolas e capacidades existentes, de acordo os padrões de referência da Associação Americana de Ferrovias (AAR). Entre as principais inovações da empresa, o truque Motion Control® é provido de adaptadores especiais de rigidez controlada (Adapter Plus) que ajudam na dinâmica dos vagões de alta carga por eixo, além de permitir ajustes de suspensão e amortecimento variável com a lotação dos vagões.

Ainda em seu portfólio, a GBMX atende o segmento de serviços ferroviários, com linha dedicada para receber vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação tais como:  troca de assoalho, troca de lona, automação de carga e descarga, modernização de vagões com troca de caixa, modernização de componentes, rebitolagem, projetos antivandalismo, recuperação de vagões acidentados e retrofit de truques.

 Sustentabilidade

Nos pilares do ESG, a gestão do capital humano permite à companhia desenvolver talentos e traçar planos de sucessão, com destaque para o Programa Formare, voltado a jovens de famílias de baixa renda, que oferece a oportunidade de formação profissional e tem a duração de 10 meses. Com 22 anos, o Programa na GBMX já formou 360 alunos em Hortolândia/SP. Outros projetos são o Aprendiz do SENAI e a Escola de Solda, que visam a capacitação de mão de obra para a indústria.

No quesito ambiental, atuamos com uma Política específica para melhorar a gestão de resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Entre as ações, o principal destaque é o projeto Aterro Zero, que zerou a quantidade de resíduo enviada para aterro sanitário, além do plantio de mais de 1.000 árvores nativas, sendo mais de 150 t de CO? compensadas por ano. Desde 2017, a empresa possui o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde, do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Em Governança, contamos com uma cultura ética, através dos Programas de Compliance, Due Diligence, canais de denúncia e participação no pacto empresarial de integridade e contra corrupção, do Instituo Ethos.