Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Guarujá já teve ferrovia que ligava Vicente de Carvalho a Praia das Pitangueiras

25.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 25/10/2021

Guarujá tem a terceira maior população do Litoral da Baixada Santista, com 322.750 habitantes (2020) atrás apenas de Santos e São Vicente. Seu deslocamento é basicamente pelo transporte individual motorizado, ativo ou então pelo sistema de ônibus. Em períodos de alta temporada, a região fica bastante congestionada.

A cidade já teve um transporte sobre trilhos. O tramway de Guarujá era uma linha de bonde, e foi inaugurada em 2 de setembro de 1893 que percorria entre estações no distrito Guarujá, à época parte do município de Santos no litoral do estado de São Paulo. A linha ia do Itapema (atual Vicente de Carvalho) até a praia das Pitangueiras.

O empresário Elias Fausto Pacheco Jordão funda no fim do século XIX a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro, que construiria o Grande Hotel de la Plage, no balneário de Guarujá na praia das Pitangueiras, assim como uma linha férrea em bitola métrica.

Havia estações em Itapema (chegada das barcas de Santos) e Guarujá, além de um uma estação intermediária chamada de Bento Pedro, e outros ramais. Em sua máxima extensão, a rede teve uma linha tronco de 9Km e dois ramais de 3Km cada, totalizando 15 quilômetros de extensão.

A linha seguiu funcionando ininterruptamente até a sua desativação, em 1956. Os bondes, que estavam em bom estado, foram transferidos para a E. F. Campos de Jordão.