Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

IE CELEBRA 103 ANOS E ENTREGA TÍTULO AO ENGENHEIRO DO ANO

28.10.2019 | | ABIFER News

Na quarta-feira, dia 16, Vicente Abate, presidente da ABIFER, esteve presente na cerimônia em comemoração aos seus 103 anos do Instituto de Engenharia (IE) e à entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano 2019 ao vice-almirante Ney Zanella dos Santos.

“Queremos criar uma plataforma para o IE, uma plataforma que possibilite o surgimento de um novo Instituto em que as futuras gerações de engenheiros possam seguir exercendo sua cidadania e se aprimorando técnica e profissionalmente”, afirmou o presidente do IE, Eduardo Lafraia.

Zanella possui 48 anos dedicados à vida pública, foi o primeiro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e elaborou o Programa de Desenvolvimento de C&T. Também foi responsável pela reorganização do Instituto de Pesquisa da Marinha, pelo Centro de Análises de Sistemas Navais e pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, na estrutura da Marinha. Ainda como vice-almirante, no Ministério da Defesa, foi vice-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, época da ocupação no morro do Alemão (RJ) e do terremoto no Haiti. Em 2013, criou a empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), hoje com 1.800 talentos que atuam em três macroprogramas estratégicos brasileiros – o Programa Nuclear Brasileiro, o Nuclear da Marinha e o de Desenvolvimento do Submarino de Propulsão Nuclear.  Atualmente, é assessor Especial para Gestão Estratégica no Ministério das Minas e Energia. Graduado em Engenharia Mecânica e Bacharelato em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra.

Em seu discurso, Zanella agradeceu ao Instituto pela homenagem. “Parabenizo toda a história, o trabalho e as iniciativas desta Casa, que estimulam a engenharia em benefício do desenvolvimento e a qualidade de vida da sociedade”, discursou.

A ABIFER parabeniza o IE pelos seus 103 anos de dedicação à engenharia nacional e ao vice-almirante Ney Zanella dos Santos pela merecida homenagem recebida.