Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

IE participa de encontro para estruturação de novo plano de logística e investimento do Governo de SP

18.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte e foto: IE

A convite da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Frascá Poyares Jardim, e membros da Diretoria e Conselho, participaram nesta quinta (13), do encontro para apresentação das Diretrizes do Plano de Logística e Investimentos de São Paulo.

O objetivo do convite foi apresentar os diagnósticos elaborados pelo Governo do Estado de São Paulo e receber as contribuições de todos os agentes do setor para aperfeiçoar o atendimento aos usuários.

Entre as propostas a serem estudadas estão a otimização da matriz modal – para maior eficiência no transporte regional – a equidade no acesso ao transporte, a partir da redução das desigualdades regionais, e a melhoria do bem-estar da população, por meio da redução de emissões, tempos de viagem, custos logísticos e de acidentes.

O novo plano também levará em consideração a estimativa de viagens rodoviárias no Estado, com 3 bilhões de deslocamentos registrados em 12 meses, pelo projeto Big Data, a partir de uma base de rastreamento de 24 milhões de usuários. O levantamento mostra, em mapas, onde se concentram os deslocamentos com diferentes categorias de veículos e de cargas, o que facilita a análise de gargalos e da desigualdade regional.

Segundo Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o investimento na melhoria da navegabilidade da hidrovia Tietê-Paraná também é um exemplo de ação estruturante em andamento. “Com a participação de todos, queremos chegar a um resultado dinâmico e consistente, com outras medidas de curto, médio e longo prazos”.

Outro estudo importante para embasar a elaboração do novo plano é o Inventário de Emissões do Transporte Regional, concluído este ano. Os dados revelam, por exemplo, o volume de emissões de poluentes pela frota de veículos, associando-o também à velocidade média desempenhada. Pelo estudo, o custo médio por tonelada de poluente emitido, hoje, é de R$ 82,1 mil.

Último estudo sobre logística do Estado de São Paulo é de 2000. A conclusão desse novo plano está prevista para 2025.