Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

IP: ‘Ferrovia 2020’ com 78% do investimento em fase de obra ou já finalizado

01.09.2020 | | Notícias do Mercado

Actualmente, a Infraestruturas de Portugal (IP) tem, em curso ou já finalizado, 78% do investimento estipulado pelo programa ‘Ferrovia 2020’, lançado em 2016 e que tem como grande meta a modernização da rede ferroviária portuguesa. Os últimos meses têm denotado um «forte desenvolvimento» no ritmo de evolução dos projectos, revelou fonte da empresa pública ao ‘Jornal de Negócios’.

 

 

Programa segue fase de «forte desenvolvimento», adiantou a IP

O programa, que corre para ser finalizado até ao término do ano de 2023, está actualmente com 78% do investimento em fase de obra (em contratação ou em curso) ou já foi concluído, adiantou, ao ‘Jornal de Negócios’, fonte da IP – o que assim perfaz um total de 1,6 mil milhões de euros de trabalhos a serem efectuados na rede ferroviária nacional. O plano, vincou a mesma fonte, encontra-se em fase de «forte desenvolvimento», em «plena transição da fase de projecto – com 83% dos estudos concluídos e o restante em desenvolvimento para a fase de obra, com o incremento substantivo do investimento colocado no mercado», pode ler-se na reportagem da jornalista Maria João Babo.

 

«Condicionantes» não travaram evolução positiva da corrida contra o tempo

Apesar de encontradas «algumas condicionantes», admitiu a fonte da IP, «todos os projectos estão a ser executados sem excepção e estão a ser concluídos no horizonte temporal preconizado» – Dezembro de 2023. A atempada resolução é crucial, uma vez que o programa conta com fundos comunitários que chegam a máximos de 85% e um incumprimento de prazos acarretará uma eventual perda de apoios. Recorde-se que o ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, havia frisado, em Fevereiro (aos microfones da Revista Cargo), que está a ser operado «um grande trabalho de recuperação» para «garantir que até ao final de 2023» o programa ‘Ferrovia 2020’ está «concluído». O governante apelidou a empreitada de «uma grande corrida» para «assegurar que o país não perde fundos comunitários».

Desde Fevereiro, tem-se dado um verdadeiro sprint no progresso destes projectos: o ‘Ferrovia 2020’, explicita a peça, tinha 52% dos projectos em fase de obra ou terminados, tendo acelerado até ao presente, mesmo em tempo de pandemia.

 

Fonte: Revista Cargo

Data: 31/08/2020