Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

‘Isso não existe’, diz França, sobre privatização total do Porto de Santos

20.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 16/03/2023

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), rebateu nesta quinta-feira (16) a afirmação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de que a privatização do Porto de Santos estaria “na boca” para sair do papel. O representante do governo federal, que tem aquela região paulista como reduto político, riu quando foi perguntado sobre a alegação de Tarcísio.

“Ele [Tarcísio] pegou a privatização de Santos, se dedicou muito, passou anos pensando nisso e, de verdade, queria muito que acontecesse. Não deu tempo porque está no Tribunal de Contas essa aprovação. No Tribunal de Contas, tem um parecer de um ministro que não julgou ainda e dois que pediram vista. Não tem nada ‘na boca’”, afirmou.

“É um conceito que a gente não sabe de onde veio. Vai à Noruega ver [se tem] um porto assim, vai aos Estados Unidos, à França. Não tem esse porto assim. Tem exemplos pequenos na Nova Zelândia, na Austrália, que não servem de exemplo para o tamanho de carga que nós temos.”

França relatou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a Tarcísio, ex-ministro da Infraestrutura na gestão de Jair Bolsonaro (PL), que o governo não está fechado com ideias. Buscam-se consensos com o Executivo paulista, e um exemplo seria a construção de uma dragagem mais extensa.

“Eu conversei com ele [Tarcísio] sobre isso. Falou que seria bom, mas que seria melhor se vendesse a autoridade portuária, o CNPJ. Isso não existe, na minha opinião”, afirmou o ministro, que cita como outro consenso a construção do túnel entre Santos e Guarujá, apesar de haver divergências também nessa ideia.

“No projeto dele, só iniciaria daqui a sete anos. A gente não quer esperar sete anos para começar uma obra de túnel. Se já existe projeto básico, se já tem licenciamento ambiental, se já tem o dinheiro, o que está esperando para começar?”

França falou com a imprensa no Rio, após o evento “O crescimento da economia e a importância da cabotagem na matriz de transporte brasileira: perspectivas e desafios”, parceria da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac) com a Editora Globo.