Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Kits de teste comprados pela Vale chegam ao Brasil

31.03.2020 | | Notícias do Mercado

Foram desembarcadas 500 mil unidades de teste rápido para novo coronavírus, de um total de 5 milhões, comprados pela mineradora na China

 

O primeiro lote de kits de teste rápido para o novo coronavírus comprado pela Vale na China chegou ontem ao Brasil em um voo da Emirates, que pousou no aeroporto de Guarulhos (SP) no fim da tarde. São 500 mil unidades de um total de 5 milhões de kits adquiridos pela companhia da produtora de testes chinesa Wondfo. O material vai atender as demandas do Ministério da Saúde e estará todo disponível no país até o fim de abril.

Os 5 milhões de kits para teste rápido são parte de “ajuda humanitária” feita pela Vale para o combate ao novo coronavírus. A mineradora colocou sua infraestrutura logística na China, onde está presente há muitos anos, para ajudar o Brasil, disse Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo de relações institucionais, comunicação e sustentabilidade da Vale. Ele afirmou que cabe à empresa comprar os kits de teste rápido do fornecedor chinês e entregá-los, no Brasil, ao Ministério da Saúde, que se encarrega da distribuição. Os kits estão sendo repassados pela empresa ao governo na forma de doação. O teste, produzido pela Wondfo, tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Embora a Vale tenha longa relação com a China – seu principal mercado -, e possua escritórios e uma rede de relações no país, a compra dos kits de teste rápido não é, necessariamente, uma tarefa trivial em tempos de pandemia. O desafio, nos dias atuais, é encontrar fornecedores com capacidade de produção disponível uma vez que o mundo inteiro está requerendo testes.

“Tentamos colocar toda nossa estrutura na China para trazer o máximo de equipamentos e testes para ajudar o país”, disse Osorio. Ele afirmou que o número de 5 milhões de kits foi acordado com o Ministério da Saúde. A Vale se encarregou desse volume e cifra idêntica está sendo comprada por outras instituições privadas, disse o executivo. O governo também anunciou que está comprando testes do novo coronavírus. A mineradora também ofereceu ajuda ao governo para adquirir na China equipamentos de proteção individual, como máscaras.

Osorio afirmou que, com base em experiências de outros países, a realização de testes é importante, com destaque para a testagem em profissionais de saúde, além de outros públicos-alvo. Ele disse que é “fundamental” que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) esteja equipada para testar o novo coronavírus com frequência, e proteger os profissionais de saúde. A proteção, segundo ele, se dá via equipamentos de segurança, entre os quais estão máscaras cirúrgicas. A Vale está negociando com fornecedores a compra de máscaras – outro item muito demandado no mundo inteiro – e, portanto, a empresa não informa o número de unidades que poderá comprar.

Também ontem a Vale anunciou, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, o lançamento do edital “Vale COVID-19 Desafio” para apoiar soluções que reduzam os impactos da doença, com foco nas áreas de prevenção e rastreamento de risco, triagem e diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de pacientes, e cuidados intensivos. O apoio será feito por meio de aportes financeiros ou conectando parceiros para que essas soluções possam ser colocadas em prática em até 15 dias, com investimento máximo de US$ 1 milhão. As propostas podem ser enviadas até domingo.

Outra preocupação da Vale é desenvolver ações contra a pandemia nos Estados onde opera, caso, por exemplo, do Pará e Minas Gerais. Investiu R$ 1,5 milhão na reforma e ampliação de ala de internação do Hospital Municipal de Parauapebas, onde estão as reservas de Carajás. Serão acrescentados 40 novos leitos de unidade semi-intensiva, aptos a receberem pacientes com sintomas graves da Covid-19. A Vale também apoia a ampliação de leitos de UTI do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

 

Fonte: Valor

Data: 31/03/2020