Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Leilão da Linha 7-Rubi e Trem Intercidades acontece em menos de dez dias

22.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 20/02/2024

O Governo do Estado de São Paulo publicou para a imprensa nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, um texto destacando que no próximo dia 29 será realizado na capital paulista, o leilão do TIC Eixo Norte, que trata do Trem Intercidades e privatização da Linha 7-Rubi.

O projeto inclui também a expansão ferroviária com trens atendendo as cidades de Vinhedo, Louveira e Valinhos, antes de chegar em Campinas.

Segundo o governo, “o TIC São Paulo-Campinas se destaca nacionalmente e não só regionalmente. Para se ter uma ideia, ele será quase quatro vezes mais rápido que o trem que liga as cidades de Curitiba a Morretes, no Paraná.”

Além disso, o trem que ligará São Paulo a Campinas com parada em Jundiai apenas, seguirá modelos adotados na Europa, como o trem entre Londres e Birmingham, na Inglaterra, que percorre cerca de 163 quilômetros com uma velocidade média de cerca de 80 km/h.

Já o projeto paulista, os trens contarão com velocidade média de 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, mas com possibilidade de alcançar a velocidade máxima de 140 km/h, sendo o primeiro trem de média velocidade do Brasil.

O vencedor atuará junto com o Estado em sistema de modelo modelo público-privada. No caso do TIC (Trem Intercidades), cada trem poderá levar até 860 passageiros e o teto da tarifa foi estipulado em R$ 64 para o trem expresso.

Já o outro serviço denominado TIM (Trem Intermetropolitano) que ligará Jundiaí a Campinas, possuirá 44 quilômetros e será percorrido em cinco estações. O projeto também prevê a requalificação da linha 7-rubi da CPTM, entre as estações Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda.

Todo o conjunto de intervenções vai demandar investimentos de R$ 13,5 bilhões, com o Governo de São Paulo colocando 63% do valor total, aproximadamente 8,5 bilhões de reais. A projeção é que as obras dos três serviços sejam concluídas até 2031.