Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Leonardo Ribeiro é o novo secretário Nacional de Transporte Ferroviário

13.02.2023 | | Notícias do Mercado

Foto: Acervo Pessoal

Fonte: Ministério da Infraestrutura
Data: 10/02/2023

Mestre em economia e servidor de carreira do Senado Federal teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União. Ribeiro comandará área criada pelo ministro Renan Filho com o objetivo de aumentar a participação do modal na matriz nacional de transportes

O analista legislativo do Senado Leonardo Cezar Ribeiro assume a recém-criada Secretaria de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU).

Formado em economia pela Universidade de Brasília (UnB), Ribeiro foi pesquisador visitante da Victoria University, em Melbourne, Austrália. É mestre em economia, com pós-graduação em orçamento público pelo Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU). Tem ampla experiência em finanças públicas. Atuou na coordenação de avaliação macrofiscal e de estudos fiscais na Secretaria de Orçamento Federal e é analista legislativo de carreira do Senado Federal.

“Sinto-me entusiasmado com a nova missão. Agradeço à Alta Administração, na pessoa do ministro Renan Filho, a confiança em mim depositada para seguir em frente com a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. Acredito que é possível aumentar a participação do setor ferroviário na matriz de transportes, fazendo um trabalho articulado, de cooperação, com todos os setores envolvidos”, destacou o secretário.

Ribeiro atuou na formulação do Marco Legal Ferroviário, que permite desde 2021 à iniciativa privada projetar, construir e operar ferrovias no país mediante autorização federal. Ao destacar a importância do modelo de autorizações, o secretário afirma ser preciso avançar no campo infralegal, com regulamentações e aperfeiçoamentos necessários para tirar os investimentos do papel. “Avançar com segurança jurídica, previsibilidade e transparência, fazendo com que tenhamos uma governança alinhada às boas práticas”, disse.